Como ORGANIZAR as PLANTAS: Formatos

Como ORGANIZAR as PLANTAS: Formatos



e qual é o ponto de foco de um projeto de jardinagem bem executado como eu organizo as minhas plantas de uma maneira que uma ajude a mostrar o que a outra atende mais bonito hoje você vai descobrir as respostas para essas e outras perguntas que envolvem compor com plantas um cantinho verde não importa o tamanho se é dentro de casa fora se alongar pequenininho ou se você tem um sítio bem grandão e e aí olá eu sou a

carol costa este é o segundo vídeo de uma série de quatro em que eu falo sobre organização das plantas todo domingo a gente vai ter mais um vídeo novo até completar uns quatro e você tem um pouco mais de noção para fazer pequenas composições no apartamento grandes composições no quintal ou enormes composições numa fazenda se você quiser a lógica é a mesma no primeiro vídeo eu falei bastante sobre volumetria então agora você já tá craque

em criar escadinha você para que esse canto do lado de cá tem a volumetria aplicada né eu tenho uma planta com um volume maior uma planta com o volume intermediário e uma planta com o volume mais baixo aqui ó curiosamente essas duas a comigo-ninguém-pode são duas variedades da mesma espécie as duas estão no pote do mesmo tamanho se eu coloco elas na mesma altura eu perco volumetria seu uso um suporte qualquer eu ganho volumetria e aí eu

consigo fazer com que uma ajude a destacar a outra só que essa composição que tem volumetria que tem folhagens de cores diferentes que têm estampas diferentes peca por uma coisa que muita gente erra os desenhos eu tenho uma folha longa e pontuda eu tenho uma folha longo e pontuda e veja só eu tenho outra folha pontuda então um formato da folha é mais ou menos o mesmo nas três plantas é e se eu tiro uma des sas e entro com uma um formato

de folha totalmente diferente o papo já deu um outro samba para coisa eu tenho aqui uma planta com um desenho todo miudinho uma planta bem longa outra mais arredondado agora já começo a perceber um pouco mais de diferença eu posso considerar esse desenho mais arredondado porque eu não tenho mais um desenho parecido com uma planta parecida para criar associação eu peguei uma coisa que é muito diferen te eu estou forçando você a olhar desenho

de planta porque a maioria das pessoas acha que para fazer uma composição elegante você precisa investir na cor dá para fazer composições elegantes só de ver disso por exemplo fica muito bonito e moderno mas o uso da cor com desenhos parecidos acaba que vira uma grande um grande ba e nem tão você não sabe muito bem para onde olha imagina que uma planta vermelha outra amarela e a outra co r de rosa tudo é tão colorido que vira

uma massaroca só então é muito mais legal quando você pode dar um pouco de individualidade para cada planta então um bom jeito de fazer isso e buscar formatos de folhas diferentes e a hora que a gente começa a prestar atenção nisso a gente vai vendo que existem muitos formatos de plantas diferentes que ela é só aqui eu tenho uma planta que tem uma folhas triangular em to da desenhada toda rasgadinha e aqui verde com amarelo aqui eu tenho

a mesma era e também com uma folha triangular só que com a tonalidade toda verde as folhas podem ter o desenho parecido mas são verdes diferentes né hum é um verde variegado com amarelo e o outro é um verde digamos verde verde cor de folha é isso aqui que a gente está querendo dizer quando a gente fala de ver de cor de folhas e aqui eu ainda tenho o desenho q ue a planta toda faz não só o desenho de folha por folha mas o volume todo

que ela faz né eu posso soltar para ter um efeito pendente ou eu posso manter a lá subindo pelo gancho para ter se volume alto é esse é o tipo de planta bem flex para ambiente interno e ela nos ajuda muito porque ela tem muitas formas de uso tá vendo que aqui o produtor usa o próprio gancho que vem como um suporte mas você pode a paciência desenroscar e sol tar ela para criar um efeito pendente daí claro se ela for ficar pendente é

importante que ou ela esteja alta ou um suporte bem mais longo do que esse que eu tô usando com a defender aqui atrás né porque aí você tem como explorar o desenho todo importante a gente programar esse essa cabeça esse olhar para o formato das coisas para gente não ficar brigando com a planta depois quer ver um exemplo vem clássico ah eu queria muito ter uma begonia maculata e e o desenho que a begonia maculata tem é esse que você tá

vendo ela tem ramos longos e folhas bem cumpridas olha como é linda a folha dela eu só vou conseguir chamar a atenção para isso se perto dela eu não tiver outras plantas com ramos longos e folhas compridas especialmente se for da mesma cor então eu vou ter muito mais condições de destacar essa moça em composições em que eu tenha outr as plantas com desenhos diferentes aqui fiquei de novo com uma composição cheia de verdes mas é muito

interessante lembrar que ela tem um roxo bem bordou não é um vinho por trás das folhas e a brotação nasce cor-de-rosa então mesmo uma planta que em tese é verde você tem nuances detalhes que o e para um pouco para prestar atenção é um jeito bem legal da gente abordar todos os aspectos da planta o broto a folha madura o ve rso da folha então aprenda a olhar desse jeito porque vai ser muito mais fácil de você buscar formatos diferentes nas

suas plantas e aí criar grupos que façam essa conversa e uma planta ajuda a trazer o bonito da outra do lado de cá eu tenho esse desenho que é super característico dos chifres de veado né que a folha ela vai abrindo como se fosse um chifre eu sempre achei que parece muito mais um chifre de ar você daquele de veado mas tudo bem ela vai abrindo igual uma saia embaixo nem falar sobe para depois de ser um desenho pendente e ainda tem

essa folha da base por trás aliás se você ama chifre de veado eu vou deixar aqui nos cards e na descrição do vídeo um link para um vídeo que a gente fez é sobre chifre de veado falando com cuida como planta com evita pragas como tirar muda tá tudo lá voltando para cá que para essa composição a gente tá usando também três plantas aqui tinha três plantas e aqui também tem três plantas eu tenho esse desenho característico do chifre eu

tenho uma folha que é mais arredondada mas ela cria um desenho prostrado ela é mais murcha o desenho dela é menos espetado do que o dessa daqui por exemplo sabe esse desenho bem espetado se elas estivessem juntas ela vai ainda assim são parecidas pelo formato tá não pela cor mas aqui eu aind a consigo perceber mais diferença porque e se desenha um pouco mais erguido mas orelha de coelho do que esse que ela tem essas folhas né um pouco

mais bombadas para baixo e aqui na demoníaco ata eu vejo transparência também então ela faz um desenho de um jeito que eu vejo os ramos aglaonema lá o não ela meio que fecha a saia em volta dela e você vai poder explorar muitos outros desenhos de planta de novo aqui eu tô só falando d o desenho da folha ou do desenho da planta como um todo aqui por exemplo eu tenho um desenho cilíndrico que é bem típico de alguma são severas que nem é

essa daqui a sociedade é bom céu não chama mais você vera carolina não chamamos você ver agora uma dracena lembra disso lembra de escrever isso aqui eu tenho uma dracena bom céu ela tem esse desenho dos dedinhos em pontudos do da folha cilíndrica muito dura e ainda vai fazendo uma coisa geométrica linda que as folhas vão espiralando ela vai torcendo a folha se eu não tivesse o chifre de veado nessa composição eu ainda teria

a volumetria respeitada com essas três plantas e desenhos interessantes de folhas se completando eu tenho da begônia que as três que cumprido com esses ramos mais magros eu tenho w neymar lauan com essa folha bem larga e meio frustrada e eu tenho o da tã o severa bom céu com esse desenho espetado bem geométrico e cilíndrico eu posso pensar em muitos outros desenhos de folhas tem folhas que são redondas tem folhas que são

franjadas tem folhas são furadas com as folhas da costela de adão por exemplo as folhas das palmeiras são pe nada são folhas que parecem penas e por aí vai a lista de folhas é gigantesca tem planta que faz tufo tem planta aqui dá um acabamento bem miudinho arredondado tem planta rendada a graça é de você criar o seu cantinho a justamente de você quebrar a cabeça um pouco para ir atrás de diferentes desenhos e ter essa noção

de volumetria para ajudar a realçar aquilo que você quer se você tem vontade de aprender não só sobre como compor com plantas mas principalmente que plantas escolher como é que você cuida bem delas quais podem ficar juntas quais a melho r você deixar separadas quais são as necessidades de água em que tipo de substrato você planta quanto de sol elas precisam eu vou fazer um intensivão de jardinagem a partir do dia vinte e nove de

julho não perca porque são poucas aulas serão todas ministradas aqui no youtube mas só para quem estiver escrito no link que está aqui embaixo deste vídeo corre lá na semana que vem a gente vai continuar nossa série sobre or

Como ORGANIZAR as PLANTAS: Formatos

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No segundo episódio, formatos. Plantas decoram qualquer ambiente. Sejam pequenas, grandes, com folhas largas, esguias, compridas ou rasteiras, as verdinhas preenchem uma área em todas as direções. Isso é o que chamamos de volume. Explorar combinações de volumes diferentes pode deixar seu arranjo muito mais interessante. Quando você coloca várias espécies juntas, vá além das cores e alturas: observe o formato das folhas e o desenho que a planta faz. Se escolher folhagens que são muito parecidas, o conjunto pode ficar monótono. E, se você usar formas intermediárias, como uma planta com folha longa e pontuda, uma mais larga e ainda assim, com uma pontinha e, uma terceira, quase oval, ainda assim, pode não ter o efeito esperado. Isso porque existe uma transição entre os formatos, mesmo com plantas diferentes. Mas, se trocar a folhagem larga e espetadinha por algo bem diferente, como uma espécie com folhinhas pequenas e delicadas, ou, bem finas e longas, quase como espinhos, você terá algo que "quebra" a monotonia e deixa o grupo com muito mais detalhes pra observar. Aproveite não só o formato das folhas: os galhos, hastes e ramos trazem efeitos muito bem vindos pra compor arranjos mais bonitos. Uma planta que possui longos espaços entre suas folhas pode trazer mais leveza à uma espécie com folhagem densa e compacta. Se escolher uma verdinha que possui uma longa cabeleira, como uma samambaia ou uma hera, ela certamente terá seu efeito de cascata mais evidente se combinada com uma outra planta que possui folhas que crescem para cima. Você pode brincar com essas formatos e criar suas composições e, pode realçar as diferenças usando alguns artifícios como tripés, hangers, vasos mais altos e outros tipos de apoios. Não se prenda somente à espécies totalmente diferentes; às vezes, a mesma família de plantas pode ter tanta variação que, um grupo pode se tornar bem interessante. Veja o sentido em que as folhas crescem, se ela tem um desenho mais pendente ou ereto. Os galhos se desenvolvem pra cima e, em determinado tamanho, se dobram e criam um arco? Aproveite o espaço que se forma abaixo dessa cobertura! A planta sobe magrinha e cria um tipo de copa? Imagine qual espécie pode ser colocada ao seu lado e ainda assim, deixar em evidência a forma de arvoreta! Vá além e pense na imensidão de formas e os desenhos que as plantas criam. Espécies de folhas longas e espalmadas, como o chifre-de-veado, ou furadas, como a costela-de-adão, são espaçosas. Folhagens delicadas e rendadas como da renda-francesa e da avenca criam montinhos verdes e bem marcados. Largas e viçosas como das Dienffecachias criam uma sensação de ascensão. As espetadas e rígidas Sansevierias ocupam um espaço de forma imponente e sóbria. E ainda, se você puxar pela memória, certamente lembrará de formas franjadas, arredondadas, em forma de pluma... deixe sua imaginação voar! Créditos: figurino: blusa Osklen (https://www.instagram.com/Osklen/) colar Studio Drê Magalhães (https://www.instagram.com/studiodrema...) calça Flávia Aranha (https://www.instagram.com/flaviaaranha_/) tênis Outer (https://www.instagram.com/outershoes/) Agradecimento: Hotel 1948 (https://www.instagram.com/hotel_1948/) Plantas: Dienffecachia amoena "Mariana", Dienffecachia amoena "Vesuvius", renda-francesa (Rumohra andiantiformis), chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), hera-variegada "Gloire de Marengo" (Hedera algeriensis "Gloire de Marengo") e hera (Hedera helix): Sítio São Jorge NSA (https://www.instagram.com/sitiosaojor...) Aglaonema "Lawan": Acosta Plantas (https://www.instagram.com/acostaplantas/) Sansevieria cylindrica "Boncel", Sansevieria trifasciata "Jiboya" e Dracaena angolensis "Boncel: NaturAYO (https://www.instagram.com/naturayo/) Begonia maculata: Flora Fujimaki (https://www.instagram.com/florafujimaki/) Cachepôs de madeira: Floral Atlanta Decor (https://www.instagram.com/floralatlan...) Suportes metálicos: Vasart (https://www.instagram.com/vasart_ofic...) Vaso esmaltado Atlantis: T.S. Brasil (https://www.instagram.com/tsbrasil_/) Substrato: All Garden (https://www.instagram.com/all_garden_...) Cachepôs e vasos: à venda no https://www.instagram.com/netshopgarden/ Suportes metálicos à venda no https://www.instagram.com/clickjardim/ Como cuidar de CHIFRE-DE-VEADO - https://youtu.be/T56rAXEozYM MOSTRAR MAIS