Como ORGANIZAR as PLANTAS por CORES

Como ORGANIZAR as PLANTAS por CORES

Como ORGANIZAR as PLANTAS por CORES



e como escolher as plantas para o seu cantinho verde de um jeito que fica harmônico e tem um toque de cor como que você deixa aquele lugar um pouco menos verde matagal floresta e um pouco mais elegante charmoso cara de capa de revista esse é o vídeo que vai te ensinar a explorar as cores das plantas a intensidade das a cor e também as estampas cole imenso brilha vamos lá lá e aí e eu tenho reparado que as casas têm ficado cada vez

menos coloridas a ideia das pessoas está sendo ir para cores muito neutras na pintura da parede nos móveis principais e a cor tem entrado em pontos né acessórios em pequenos objetos às vezes no lençol numa manta que vai ficar no sofá e claro muita gente deixa para o toque de cor entrar junto com as plantas esse é o vídeo vai te mostrar que as plantas podem ser mais do que são um toque verde na sua decoração não importa se você tá fazendo um

quintal com paisagismo bonito você já aprendeu o que é volumetria nos outros vídeos desta série e maravilhosa não foi não aprendeu verdinho não tá escrito aqui no canal não se inscreve no canal isso já é o terceiro vídeo de uma série de quatro sobre organização das plantas e falou sobre tamanho sobre como usar escadinha e já falamos também dos formatos variados das folhas agora você vai aprender sobre cor além de sere m verdes as plantas

podem ser também coloridas mas antes de mais nada eu quero falar sobre os verdes sim não tem planta só de um tom de verde a gente tem verdes mais amarelados mais alegre verdes mais fechados mais azulados essa raça está aqui do meu lado é um exemplo de um verde azulado é um verde que puxa para uma cor mais fechada e quando você coloca ela junto com verdes mais vivos a gente vê bem a diferença né como a gente tem um verde puxado para o amarelo

e aqui um verde mais puxado para o azul repara que são verdes bem diferentes aí a gente vai resgatar um pouquinho da o que aprendeu nas outras aulas eu tenho volumetria eu tenho uma planta que é mais alta e uma planta mais baixa e eu tenho desenhos diferentes de planta né narrasse um desenho esguio longilíneo com folhas palmadas em cima parece uma mão a folha dela e não as play eu tenho um dese nho compacto gordinhas com babadinho e esse

formato de roseta nela parece uma pequena rosa né vai soltando as folhas inspiradamente mas bem compacta então aqui eu poderia ter um cantinho sendo feito só de verdes e mesmo assim eu te pontos para o olho prestar atenção né eu ter áreas de interesse verdes de cores diferentes desenhos diferentes alturas diferentes eu tenho verdes que são mas e sentadas verdes que são bem abertos e que vão ficando mais puxados para o branco tenho

verdes que a brotação da planta é um verde meio rosado e também interessante a gente começar a abrir os olhos para os verdes e começar a perceber que eles não são todos na mesma tonalidade não bastasse isso a gente ainda tem as cores verdinho você talvez esteja acostumado a ponto a com cor apenas quando tem flor o que é natural tá muitas pessoas pensam assim a minha mãe pensa assim se ela quer um jardim com cor ela vai buscar a cor na

flor existe um lado bom eo lado ruim disso o lado bom é que de fato a flor é muito exuberante e ela vai sem pc um ponto de interesse no jardim aqui você ver nas imagens o efeito que o camarão a causa num cantinho a grande questão é que a maioria das flores é de sol então se você tá fazendo um cantinho dentro de casa você vai ter poucas opções de plantas com flor e principalmente a gente tem flor durante um período a planta segue viva

mais tempo mas a flor é pouco durável não tem nenhum tipo de planta que eu conheça que de flor todos os meses do ano com a mesma intensidade até aquelas que dão muita flor tipo e que sora por exemplo vai chegar uma época do ano que ela vai dar uma diminuída entendi vai chegar um vai ficar do ano que ela vai dar uma cansada vai entrar em dormência no frio ou vai perder a florada numa época do ano ou então ela é anual e vai chegar uma

época que ela morre mesmo então não dá para a gente pensar em paisagismo se a gente levar em consideração a cor apenas da florada da planta o que é mais eficiente a gente pensar em folhas que são coloridas e que vão ficar bonitas por mais tempo que a folha dura muito mais do que a flor quando a gente fala de folhagens coloridas a gente tem três coisas para vocês prestarem atenção e mais uma coisa boa nos que eu vou falar mais para

frente primeira coisa é a cor de que cor é a planta então eu tenho aqui uma planta que é verde bem escuro verde musgo com roxo eu tenho uma planta que é um chocolate com patcheado tem uma planta que é verde com pink então a gente tem cores só que eu também tenho intensidade de cor segundo ponto eu não tenho cores que são mais intensas para aquele colocou um filtro do instagram do photoshop na planta e cores menos intensas nessa glauner mal

aqui tá aqui eu inclusive tenho em cidades diferentes na mesma planta olha que legal né repara eu tenho folhas num cor-de-rosa super pálido e folhas num pink super vivo na mesma planta olha olha a diferença de uma para outra então é como se eu tivesse aqui um exemplo de intensidade de cor as duas são verde com rosa só que aqui eu tenho um rosa mais claro mais desmaiado como se eu tivesse colocado branco na tinta e aqui eu tenho um rosa

mais vivo mais intenso como se tivesse tido mais pigmento rosa na tinta pensa se você tivesse fazendo uma tinta como um pintor tá fazendo para pintar um quadro né então eu tenho áreas da planta mais pálidas um rosa mais calmo áreas da planta mais vivas você vai perceber verdinho depois que a gente começar o intensi vão da jardinagem que a a cidade da cor também está diretamente ligada a quantidade de sol que a planta toma mas isso já é

jardinagem não é mais paisagismo eu vou te convidar para se inscrever no curso gratuito que a gente vai dar a partir do dia vinte e nove de julho não perde são seis aulas só e vai ser só para quem estiver inscrito link para se inscrever é o primeiro link aqui embaixo na descrição desse vídeo não perde e ntende carol a gente tem plantas com folhas coloridas e a gente também tem cores mais vibrantes e mais calmas quando eu falo de folha

colorida não tô de brincadeira você tem plantas com folhas vermelhas plantas com folhas cor-de-rosas plantas com folhas laranjas com folhas amarelas com folhas brancas e é um folhas prateadas existem muitas cores de folhas lindas que vão ajudar você fazer composição agora você vai aprender u m pouquinho sobre o círculo das cores para fazer combinações que vão ficar bonitas e que não vai aparecer a casa do lego entendeu aquela coisa

que só tem cor primária quem são as cores primárias o amarelo o vermelho e o azul dificilmente você vai encontrar a planta de folha azul na vida tá ali as flores azuis já são bem difíceis da gente encontrar são flores típicas de frio a gente tem hortência violeta ao kídia falenóp sis tingida de azul a gente vai ter talvez um agapanthus um jacinto e meio que vai acabando tá aqui no brasil é bem difícil a gente encontrar plantas com flores

azuis folha então praticamente inexistente mas eu posso usar as outras cores eu posso fazer uma composição que e as cores primárias eu posso usar as cores secundárias que são misturas em partes iguais das cores primárias eu falei que são três cores primárias então e s im eu tenho amarelo aqui eu tenho vermelho e aqui eu tenho azul o que que vai dar seu misturar azul com vermelho em partes iguais roxo ou seja o roxo é uma cor secundária

ela surgiu de duas cores primárias e o roxo é exatamente o oposto do amarelo lá em cima na escala da cor seu juntar amarelo com azul em partes iguais vai dar verde que é justamente a cor secundária oposta ao vermelho se eu pegar amarelo com vermelho junta r em partes iguais eu vou laranja que é justamente a cor oposta do azul então agora você começa a enxergar como funciona o desenho das cores primárias e secundárias e das

cores opostas toda vez que você vai montar um projeto de qualquer coisa de decoração pode até nem ser com planta e vai misturar cor você pode fazer duas opções trabalhar com cores primas que estão lado a lado são vizinhas ou trabalhar com cores opo stas que estão em pontos distantes da escala cromática com isso eu posso pensar em fazer um projeto que tenha por exemplo tonalidades diferentes de rosa ou que tenha um rosa com amarelo

eo laranja que são cores mais próximas ou que eu puxo do rosa para um lilás essa parte de combinar as cores é menos sofrido por que a gente faz isso todo santo dia na hora que se veste na hora que se maquiar a gente está o tempo inteiro buscando combinações que sejam harmônicas tá então você vai ter uma combinação mais calma nas coisas que são vizinhas o nome é análogas às que o próximas e uma combinação mais moderna com as

cores opostas na escala cromática além da cor e da intensidade da cor você também deve levar em consideração as estampas porque a planta não é só de uma cor tem planta que tem listinha tem planta que tem nervura tem planta que tem pintinhos bolinhas existem muitos tipos de padrões de desenhos que vão misturar mais de uma cor que vão fazer lindos degradês e que vão deixar a sua composição ainda mais interessante claro se você vai

escolher uma estrelicia por exemplo ave-do-paraíso ela é amarela verde-azulada roxo e azul tudo na mesma planta como é que você faz uma combinação tendo tantos elementos é simples essa é uma planta alta eu vou pe nsar então na parte mais baixa da minha com eu te coisas que conversam com essa planta toda vez que você escolheu uma planta extremamente colorida use a própria planta como base então para brincar com essa estrelicia

eu posso ter alguma planta da mesma tonalidade do amarelo da mesma tonalidade do roxo ou da mesma tonalidade das folhas verdes volumetria formato e cor já tem três grandes trunfos que os paisagistas que os grandes decoradores de ambientes usam na hora de compor cenários bonitos agora vou te dar uma informação extra que tá dentro do universo da cor e que vai te ajudar bastante a não deixar tudo muito ou ver que é o brilho a planta

pode ser brilhante mas ela também pode ser opaca aqui eu tenho uma begônia muito a janela tão brilhante que ela quase parece uma planta de plástico coitadinha né ela é bem ouvir assim o rosa del a o roxo dela parece que tem glitter parece que ela foi pintada com um spray de tão vibrante que é a cor dessa planta então brilhante aqui eu tenho água nema com um acabamento um pouco mais fosco mas ainda assim um pouco brilhante tá ela tá

no meio termo e aqui embaixo asa de anjo também tá super brilhante né então como é que eu quebro um pouco aqui nessa composição para não parecer que tudo está te chamando a minha ate nção eu posso trocar a planta que tá embaixo na volumetria de folhas arredondadas e com estampa mais fechada simplesmente por outra planta baixa de folhas arredondadas de estampa mais fechada mais o brilho você vai ver uma

substituição claro que não é dente que é são plantas totalmente diferentes mas que têm o mesmo peso na minha composição e vai deixar a composição um pouco mais calma quer ver só sai a asa de anjo e entra amaranta bigode de gato repara que eu tomei o cuidado de colocar exatamente no mesmo cachepô e no mesmo lugar essa é uma planta de folhagem também escura também estampada que tem nervuras que conversam com a cor da folha da

glau nema e com a cor da folha da begônia e ao mesmo tempo é o desenho redondo que eu tinha aqui na asa de anjo então tenho folhas redondas folhas redondas planta baixa compacta planta baixa compacta o que mudou basicamente foi o tipo de estampa claro que a cor é um pouquinho e principalmente o brilho aqui finalmente eu tenho uma planta opaca sem brilho e aí ela dá uma assentada nesse mar de cores que eu tenho aqui então

ó aprenda a usar as muitas tonalidades de verdes aprenda a explorar a cor das plantas não só na flor mas também a folha aprenda a usar as tonalidades e a fazer combinações harmônicas com a ajuda da escala cromática do círculo das cores e principalmente tire proveito das plantas que são mais brilhantes e das plantas que são mais ou pastas no mesmo projeto naquele primeiro projeto aquela volumetria mais simples que eu dei

nas outras aulas a gente tinha o opaco do chifre de veado e também é um verde mas é um verde mais prateado a gente tinha a vergonha mako lat a com verde-azulado com pintinhas e a gente em baixo a renda portuguesa com verde também azulado mas com uma textura completamente diferente então você percebe que você pode mudar a proposta mas que o fio condutor é o mesmo eu te tamanhos diferentes a ter formatos diferentes eu ter cores

diferentes eu te pontos para o olho parar para prestar atenção uma coisa última que eu queria te dar mais um bom esqueci vídeo tá cheio de bolo é que às vezes a mesma planta vai ter uma tonalidade diferente no verso isso é bem comum nas marantas e nas calatéias liga ela tem um ei ei saudade esse tipo de planta a noite levanta as suas folhinhas ela se ergue em por isso elas são chamadas inclusive de plantas que rezam né

quando começa a entrar descer as folhinhas vão ficando para cima é um movimento muito característico desse tipo de planta mas mesmo a vergonha mako lata e outras plantas têm o versus uma cor diferente da parte de fora da planta da folha então aproveite para usar também esse recurso a mais visual na hora de pensar na composição eu tenho aqui uma cor que conversa com essa e com essa também na frente e no verso eu espero que

você tenha gostado na semana que vem a gente tem o último vídeo dessa série de organização das plantas pra te ajudar a pintar mais ou menos como um paisagista e deixar o seu cantinho verde organizado bonito elegante eu vou te ensinar no último vídeo como é que você explora os acessórios vasos enfeites suportes todas essas outras coisas que entram na composição de que deu uma criar de luxo e nobreza para o seu lugar no pedra e

o vídeo da semana que vem que vai estar recheado de dicas te encontro ao é mais um Português (gera

Como ORGANIZAR as PLANTAS por CORES

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No terceiro episódio, cores. Não existe um único verde "planta". As tonalidades variam muito, e vão além do bem clarinho e o verde super escuro. Tons fechados que que se aproximam do azulado ou então, aqueles radiantes que quase se mistura ao amarelo, podem trazer um montão de variações verde pra você usar e abusar. A sacada é juntar plantas com desenhos diferentes, pra fugir da mesmice e quebrar a monotonia entre elas. Indo além do verde, você pode utilizar outras de cores. E, não pense apenas em flores, apesar de ser a primeira coisa que nos vêm à cabeça quando imaginamos cores e plantas. Claro, essas belezinhas coloridas sempre terão um lugar na sua casa e no seu coração mas, ao pensar num projeto de paisagismo, a duração é muito importante. Flores duram bem menos tempo em comparação com folhas. O pulo do gato é usar as folhagens ao seu favor. Existem muitas folhagens que são super coloridas. Folhas roxas, vermelhas, rosas, amarelas, marrons, prateadas... não é preciso esforço pra olhar pra planta e ter a atenção totalmente tomada pela intensidade de suas cores. Certas espécies tem como característica marcante exatamente o fato de possuir cores bem definidas. E a cor da planta vai além. Assim como existem tonalidades de verdes, existem intensidades de cores, algumas, até mesmo no mesmo exemplar. Folhas novas e mais antigas podem ter alterações, de algo intenso pra tons mais suaves, e, ainda assim, mantendo-se na sua cor "padrão". E, outras plantas, podem migrar suas folhagens pra cores distintas. É aí que começa a brincadeira. Pra criar um projeto paisagístico visualmente interessante, você pode escolher cores análogas (primas), ou seja, que sejam bem similares ou, cores opostas, que contrastam entre si. Um exemplo de cores análogas são o amarelo e o laranja, onde uma é quaaase uma variedade (mais clara ou escura) da outra. Já nas cores opostas, a diferença é bem marcante, como o verde e o vermelho. São completamente diferentes mas ainda assim combinam bem. Use a escala cromática para visualizar melhor essas opções (vá para o 9:30 destes video). Além de cores e tonalidades, plantas possuem estampas. Listras, pintas, manchas, nervuras, desenhos abstratos ou padrões bem definidos, tudo isso deixa qualquer arranjo muito mais interessante. Procure e encontrará folhas com bolinhas, algumas rajadas, outras que parecem salpicadas de tinta, com cores marcantes em suas nervuras, espécies com padrões bem definidos, tem pra todos os gostos. A informação extra que se aplica muito bem quando se pensa em cores é o brilho. Certas plantas possuem tanto brilho que parecem metalizadas ou plastificadas, de tão reluzente e encerada que são suas folhas. E ainda, você encontra cor no verso de algumas folhagens! Demais, né? Cola na Carol Costa que tu brilha! Créditos: figurino: blusa Osklen (https://www.instagram.com/Osklen/) colar Studio Drê Magalhães (https://www.instagram.com/studiodrema...) calça Flávia Aranha (https://www.instagram.com/flaviaaranha_/) tênis Outer (https://www.instagram.com/outershoes/) Agradecimento: Hotel 1948 (https://www.instagram.com/hotel_1948/) Plantas: ráfis (Raphis excelsa) Asplenium nidus "Crissie" eucalipto (Eucalyptus gunnii) cinerária (Senecio douglasii) Adiantum macrophyllum camarão-amarelo (Pachystachys lutea) asa-de-anjo (Pilea spruceana) Aglaonema "Lawan" acalifa (Acalypha wilkesiana) tinhorão (Caladium x hortulanum) cróton (Codiaeum variegatum "Petra") Aucuba japonica gengibre-variegado (Alpinia vittata) chuva-de-prata (Leucophyllum frutescens) maranta-riscada (Calathea ornata) Alocasia x amazonica confete (Hypoestes phyllostachya) Begonia maculata ave-do-paraíso (Strelitzia reginae) Begonia brevirimosa maranta-bigode-de-gato (Maranta leuconeura "Erythroneura") Produtores de plantas Acosta Plantas (https://www.instagram.com/acostaplantas/) Flora Fujimaki (https://www.instagram.com/florafujimaki/) Magna Flora (https://www.instagram.com/magna_flora/) NaturAYO (https://www.instagram.com/naturayo/) Sítio São Jorge NSA (https://www.instagram.com/sitiosaojor...) van Vliet (https://www.instagram.com/vanvliet.br/) Acessórios para plantas All Garden (https://www.instagram.com/all_garden_...) Floral Atlanta Decor (https://www.instagram.com/floralatlan...) T.S. Brasil (https://www.instagram.com/tsbrasil_/) Vasart (https://www.instagram.com/vasart_ofic...) Onde comprar: Net Shopping Garden (https://www.instagram.com/netshopgarden/) Click Jardim (https://www.instagram.com/clickjardim/) MOSTRAR MAIS

Postar um comentário

0 Comentários