Como fazer mudas de bambu ou Taboca/SAF no Semiárido/Sítio Santa Fé

Como fazer mudas de bambu ou Taboca/SAF no Semiárido/Sítio

Como fazer mudas de bambu ou Taboca/SAF no Semiárido/Sítio Santa Fé



Olá Olá Olá meus amigos e minhas amigas experimentadores experimentador as eu sou Edson Almeida e esse é o canal experimentador do Sertão hoje mostrando aqui essa planta o nosso bambuzal mostrei ela de relance aí no nosso último vídeo que falava de irrigação quando eu comentava aqui a respeito da lascadura aqui desse cano tá ela Faria fazer a emenda E aí algumas pessoas me perguntaram a respeito desse Bambu é esse Bambu aqui eu adquiri

ele numa viagem que eu fui a cerca de anos mais ou menos a região do Esplanada lá no estado de da fronteira entre Bahia e Sergipe Esplanada já é Bahia né E aí eu consegui retirar alguns pedaços essa chama de Taboca né gastar boca e fiz uma seis a oito mudas dentro de uma bacia no chão e eu sei que dessa se eu não me engano vingaram e dessa seis eu tenho duas hoje aqui no Sítio Santa Fé que é uma que outra mais lá na frente p erto

da estrada essa aqui fica mais nos fundos e eu uso aqui o ali para eventos dos desbravadores O que precisa para o diretorio que às vezes solicita e também é que da propriedade para tirar uma gaia para fazer um fazer um uma varinha de pesca essa daqui vai ficar se perdendo recentemente foi tirado para isso perdendo mas ela não se preocupe porque ela tá servindo aí de madeira no solo as folhas também o bastante aí ainda composição

ajuda ela ela vai caindo aqui ao redor aqui eu vou limpando para fazer o aceiro que o vento vai levando elas novamente e o intuito hoje é que alguns amigos perguntaram se ela fácil fazer as mudas é eu vou mostrar como é que eu venho fazendo aqui quando alguém precisa alguns solicita eu já tô aqui uma Serrinha ou passei o dedo aqui na lente da câmera eu uso essa Serrinha de poda se localiza um local com essas características aqui ó é uma muda

de um lado uma muda do outro aqui foi onde já foi tirada em algum outro momento e observe que aqui é cheio de raízes olha aqui já vem saindo uma nova muda que já tá indo para lá e aqui uma outra para cá então o que é que eu vou fazer aqui eu vou aproveitar daqui para cima e vou plantar no vaso a mesma coisa eu vou fazer com essa daqui vou cortar o mais baixo que eu puder aí aproveito essa daqui e essa daqui e as cinco Fazenda eu observo

algum local onde já tem bastante raízes e tiro a parte para cima já com grande quantidade de raíz aí para poder aumentar a minha possibilidade de pegamento em cada vez que ela vai saindo uma nova muda de serve aqui ela sai muito mais grossa sai bem rápido porque em meses em todas as redes aí ela já cresce o tamanho máximo que ela vai alcançar e a grossura máximo que ela vai alcançar Então se observa que tem muita muda saindo nova aí

justamente nos locais onde Eu Já Fiz alguns cortes aqui também aqui então eu vou fazer aqui hoje não tenho como fazer esse movimento aqui de tá segurando serrando e mostrando ao mesmo tempo eu vou fazer aqui algumas colheitas vou fazer a preparação E à medida que o trabalho foi avançando é a minha intenção é tirar aqui mais ou menos umas oito mudas hoje que é para deixar prep arada aí para uns amigos que estão solicitando aí não ligo Paulo

que ele Poço Verde mesmo cidade aqui de Sergipe e um outro amigo aí que se não me engano é Paulo Samuel por coincidência que é da região de Feira de Santana na Bahia Vamos trabalhar tá uma ventania muito grande eu tô escutando os trovões aqui na região do Leste aqui da minha direção e muito vento pode observar em casa árvores aí eu não sei como é que tá o áud io melhor ó e as árvores aqui estão bem violentas Então vou adiantar o

serviço e pode começar a querer cair raio daqui a pouco e eu não posso ficar aqui entre as árvores Então vamos trabalhar e Então meus amigos eu fiz esse corte daquelas duas que eu mostrei e de uma outra trouxe aqui para lateral da casa aí agora vou plantar essa estaca aqui deixei ela com dois duas gemas para não correr risco de arriscar só em uma vou p lantar naquele balde lá agora fazer o plano de lá naquele balde essas outras duas aqui

eu vou preparar essas duas bandas de pneu já tô aqui com arame telas e Arame alicate vou prender ali fazer os vasos né fazer mais dois vasos para plantar essa e essa sempre que aqui são duas mudas e aqui são duas mudas e essa daqui uma com duas gemas Então vamos continuar os trabalhos aí ao final de tudo plantar dia eu volto para mostrar como é que ficou a e agora é o momento final já costurei aqui as bandas de pneu tá

coloquei alguma coisa no fundo para terno cair nesse aqui eu botei um fundo velho de um de um balde desse que apodreceu e nesse daqui eu vou ter uma telha só para poder segurar a terra enquanto o se enraíza mento pega aí e esses produtos se desenvolve e se vocês observarem aqui embaixo já tem raiz é e aqui essas cabecinha aqui essas bolinhas são raiz aqui é a mesma coisa já tem até essas maiores aí já são os brotos Saindo também então

esse daqui vai nesse vaso aqui só posicionar aqui eu gosto de deixar uma inclinação para o lado que ele tem umas batatas ou do outro balde eu deixei uma inclinação de graus e botei Terra até a primeira Gemma eu já tem a raiz lá embaixo da terra e aqui na primeira Gemma aqui foi o limite da terra que eu deixei agora é s ó molhar e a outra a gente vai tá aqui para trás protegida do Sol da Manhã esse daqui agora é só completar com terra

e molhar e esse aqui é a mesma coisa posicionar bem aqui é bem presinho inclinado sempre agora deixar inclinado mais irado lá para o poente que aí sofre menos com um sol isso aqui depois eu posso virar o balde um pouquinho para a quadra fica mais para lhe um pouquinho mais importante é que ele tem uma inclinaç ão essa inclinação Tem uma função importante que é para ajudar a ação Toda Toda está aqui é que a gente vai fazer o recomendado é

que a gente coloca ela em um ângulo de graus e preferência essa ponta que tá ficando inclinada fique para o Oeste porque aí o sol incide menos nessa parte de cá e aí cozinha menos a nossa estaca aqui eu vou concluir já tá aqui a colher de pedreiro aqui tem outras funções aqui então vou completar com a terra essa terra eu peguei uma parte daqui mesmo que já é o local onde eu jogo essas madeiras com apodrecendo do próprio

sistema agroflorestal e a outra parte eu tirei de lá do galinheiro poder ter um pouco mais de nutrientes Então pessoal tá aí nossos amigos Paulo Paulo de Paulo Afonso e Paulo de Poço Verde comecei aqui fazer algumas mudas eu deixei lá em baixo do do bambuzal uma outra quantidade tirada mas l á eu vou fazer diferente lá eu vou colocar dentro da água vou deixar elas dentro da água um bom tempo e de e quando ela começar a soltar a raiz

eu vou enterrar mas isso aí é um outro processo o vídeo vai ficar muito extenso mas por enquanto já deu para mostrar aí as nossas primeiras mudas de bambu aí para os nossos amigos que solicitaram agora no Inverno inverno que eu devo fazer mais muito eu vou fazer direto no solo no lugar definitivo aproveitando as águas da chuva a terra bem molhado eu vou fazer a muda direto tem mais chance de perder mas também eu tenho menos de trabalho

de teve aqui tá lá e não molhar a régua observar tá tudo certinho então a gente tenta fazer o mais rápido possível ok pessoal para não ficar com muita de longa tá aí nossas primeiras mudas de vamos Deixa aí o seu joinha Se gostou desse vídeo Se não gostou Coloca aí o disli ke mencione por gentileza nos comentários para que a gente possa corrigir para eventuais vídeos futuros você que ainda não é inscrito nesse canal chegou agora através desse

vídeo te convido o botãozinho aí se inscrever se inscreve aí se junta conosco aqui experimentador do Sertão região do semiárido Ribeiro do Amparo Estado da Bahia trazendo aqui alternativa e de convivência aí o nosso semiárido do meio aqui é o sistema agroflores tal tudo junto e misturado a todos vocês que já são inscritos meu forte abraço e muito obrigado mais um vídeo aí para vocês curtirem deixarem seus comentários e a gente manter aí

a nossa amizade um forte abraço fiquem com Deus e até o nosso próximo vídeo Se assim Deus permitir tchau tchau

Como fazer mudas de bambu ou Taboca/SAF no Semiárido/Sítio Santa Fé

Nesse vídeo, mostro como faço minhas mudas de bambu ou taboca, em vasos reaproveitados de pneus e em baldes. ================= Seja bem vindo(a) ao canal “Experimentador do Sertão”! Com vídeos semanais, às quintas e domingos, ao meio dia. O canal é apresentado por Edson Almeida e tem como objetivo mostrar iniciativas de convivência com a seca, experiências próprias e de outros experimentadores para motivar e estimular o crescimento pessoal, financeiro, profissional dos produtores dessa região castigada por secas freqüentes. O Sertão Nordestino pode ser bem desafiador para quem pretende produzir, mas com as técnicas e os conhecimentos apropriados, é possível fazer nosso solo produzir com abundância. ================= ✔ REDES SOCIAIS: Instagram: https://www.instagram.com/edson.almei... Facebook: https://www.facebook.com/edson.almeid... Pinterest: https://br.pinterest.com/experimentad... ✔ Contato comercial: ✉ edsonsnake@bol.com.br ================= NÃO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/2yVH8Oc MOSTRAR MAIS

Santa Fé

Postar um comentário

0 Comentários