10 DICAS INFALÍVEIS PARA PRODUZIR GRANDES CACHOS DE BANANA (Ep08)

10 DICAS INFALÍVEIS PARA PRODUZIR GRANDES CACHOS DE BANANA

10 DICAS INFALÍVEIS PARA PRODUZIR GRANDES CACHOS DE BANANA (Ep08)



É muita gente me pergunta como eu faço para produzir caixas de banana tão grandes quer saber como eu faço separei dicas infalíveis para você é e fala galera do clã de cozinha e tudo bem com vocês eu sou o Bruno Hoje estou aqui na minha horta para mostrar para vocês como eu faço para produzir caixas de banana tão grandes como esses e o que eu faço para que a minha bananeira reversa tudo que eu dou a ela em produtividade E aí você

planta Banana no fundo do seu quintal já teve problema com seu cultivo a se sim comenta aí deixe seu comentário se a gente souber a resposta a gente vai ficar feliz e tá ajudando você a resolver os seus problemas continue também no vídeo porque temos dicas infalíveis para que você produz a cachos bonitos como esses a primeira dica é a base de tudo para você plantar um Bananal e ter cachos de banana de qualidade a primeira coisa ter

mudas de qualidade você pode E essas mudas de duas formas a primeira delas é comprando pela internet uma muda clonados feita em laboratório que é uma mudança sem doença que vai te dar um Bananal padronizado Só que tem um custo elevado se você não tem condição de estar definido essa muda você pode estar retirando no próprio Bananal o ideal é você retirar uma muda do Bananal igual a essa daqui ó só que um pouquinho maior é a muda chevron você

tem que cavar aqui e forçar né para você tá retirando deslocando E desde unindo essa muda da planta-mãe Ela tá aqui grudada na planta mãe e aí você vai ter uma muda para você plantar o ideal é retirar a muda de uma cova esteja Sadia e que tenha alta produtividade Porque você vai estar clonando aquela banana aquele Bananal aquela cova de banana então se você e daqui Produza bastante né de uma cobra melhor d izendo que Produza bastante

a chance de você tá de que lindo uma muda que vai produzir bastante também já aumenta e muito só que não basta só ter uma muda de boa qualidade e retirada da forma certa e de um Bananal também de boa qualidade você tem que ir trabalhar ela e conduzir ela da maneira correta a fazer os tratos culturais Então a gente vai avançar para as outras dicas para você ter um bomba não na dica número dois a gente parte do princípio que você já

adquiriu a sua muda seja ela a retirada do próprio Bananal ou comprada de laboratório E aí você tem que escolher o solo para você plantar hora você tem que escolher o solo de boa qualidade se você tem no fundo do seu quintal uma área desde uniforme de solo que tenha solos fracos e um solo melhor você tem que plantar a sua Banana no local onde o solo É porque ela é uma planta bem exigente em nutrição e qualidade de solo veja bem um solo

bom é um solo assim rico em matéria orgânica escuro um solo que tem bastante de microrganismos tem até Uma minhoquinha perdido aqui e um solo que vai para proporcionar um crescimento adequado para a sua muda de banana se você é um pequeno um grande um médio produtor você tem condição de estar fazendo análise de solo mas para quem planta em Fundo de Quintal essa análise geralm ente não é realizada então o segundo passo para você ter uma

produção de qualidade é ter um solo de qualidade é o que eu sempre digo quando o solo é bom não existe plantação que de ruim é verdade muito bem Então pessoal você já tem a sua muda e já tem um local de plantio Oi lê o solo de boa qualidade o que você tem que fazer você tem que abrir a sua cova de plantio né que eu gosto de chamar ela de berço e tem que fazer uma adubação de plantio e adubação que vai dar um start a inicial para

o crescimento da sua planta e até mesmo vai nutrir ela com alguns nutrientes por exemplo fósforo ao longo do processo produtivo Como que você faz essa doação de plantio eu tenho uma receitinha muito prática e muito fácil de você está realizando aí na sua casa eu te liso g de adubo npk tá vendo é esse adubo aqui ó que é o adubo você encontra e sse adubo em lojas agropecuárias então utiliza gramas desse adubo que eu voltar

pulverizando aí na na Cova de plantio né lá no meu berço e também eu utilizo kg aqui eu tenho esterco de galinha curtido kg de esterco de galinha curtido e para finalizar todo o processo para dar uma pequena correção aí na acidez do seu solo de maneira assim genérica sem precisar de indicação de solo sem precisar de uma análise de solo o que que eu faço eu utilizo g de calcário o calcário você também encontra em lojas

agropecuárias esterco você encontra em lojas agropecuárias em granjas a não tem esterco de galinha posso usar outro tipo de esterco pode você pode utilizar o esterco de vaca só que para esterco de vaca você vai utilizar kg e o mais importante de tudo independente do tipo de esterco é ele estar curtido tá se você não colocar ele cu rtindo você pode tá trazendo problemas para o seu plantio então esterco curtido fazendo é um pontinho com

certeza o seu início de crescimento da sua muda e o tempo para ela produzir o primeiro cacho vai ser bem mais curto então a bananeira é uma planta bem exigente em água no solo ela precisa de bastante de água para tá completando o seu ciclo produtivo então se você plantou seu pezinho de banana lá no seu quintal eu indico para v ocê fazer a irrigação desse pé de banana principalmente se não estiver chovendo aqui no meu Bananal por exemplo eu

jogo Água duas vezes por semana quando não está chovendo na época da seca por exemplo é basicamente aqui no meio do ano né No final do ano a gente tem uma regularidade maior de chuvas então eu não faço a irrigação do Bananal o ideal mesmo é você jogar água no seu Bananal até você andar nele e molhar todo o seu pé ele gosta assim que tem uma lâmina de água de Talma e deixar cada eu posso irrigação duas vezes por semana com litros de

água e isso daqui tem mantido a produtividade do meu Bananal Ah então você já plantou seu Bananal ele já está crescendo o que mais que você tem que fazer você tem que fazer adubação de cobertura no seu Bananal o que que é adubação de cobertura é aquela do bação que ela vai te dar nutrientes para o seu Bananal continuar o crescimento e ter uma boa produção então é adubação que você faz ao longo do ciclo de produção qual que é

adubação que eu estou utilizando aqui no meu Bananal eu tô utilizando o esterco de galinha novamente curtido ou o esterco de vaca curtido Qual a quantidade kg de esterco de galinha ou Kg do de vaca um outro a cada dois meses e como que eu vou fazer essa aplicação é bem simples eu venho a qui pego uma enxada eu abro aqui um suco né poxa um pouquinho de terra abre uma Valentim é bem rasinha assim ó ó o jogo esse esterco em volta do

meu berço de plantio Depois eu pego a terra e cubro esse esterco porque fazendo isso a chuva né quando vier uma chuva forte ou quando eu jogar água da irrigação ela não vai estar lavando e carregando esses tempo para outros lugares ele vai estar aqui protegido Então essa do bação ela vai estar mantendo aí a sanidade e o crescimento do meu Bananal Então você já tá com seu Bananal bonito ele está crescendo e tá soltando bastante de broto

como esse daqui ó que eu tenho uma família né de banana que é uma cova de plantio em um berço de plantio e ele vai soltando bastante de brotos se eu deixar ele crescer e não tomar nenhuma atitude com relação a essas brotações que vão soltando em breve eu vou ter aqui vários pés de banana e você não pode deixar isso acontecer porque se eu soltar aqui vários pés de banana e eles crescendo aqui junto eu vou ter uma grande família e todas elas

vão tá comendo do mesmo pra tu quer aquela do bastão de plantio que eu fiz e aquela adubação de cobertura que eu tô realizando e bebendo da mesma água que aquela que eu tô jogando para você fazer a sua banana produzir pessoal Essa é uma das dicas principais aqu i da sua produção de banana você tem que realizar a desbrota a desbrota do seu Bananal Como que você faz essa desbrota é simples você tem que pegar aí um facão como esse e cortar

todos os brotos que não fazem parte da sua família principal que é composta pela sua mãe está aqui ó mãe pela filha que está aqui e pela neta e essa planta mais novinha é a que vai garantir a produção daqui a um ano dois anos essa daqui vai produzi r o cacho no final do ano e essa daqui que é a mãe é aqui já tem o cacho que eu mostrei pra vocês lá no começo todas as outras plantas que não fazem parte dessa família principal mãe e

filha Neta Você tem que desbrotar como que você faz a desbrota já falei você pega um facão e corta esse broto vou mostrar para vocês rapidinho como que se corta o broto de banana e deixa apenas a mãe a filha EA neta olha só tem aqui a m inha família de banana tá vendo que ela tá soltando aqui os brotinhos e vejam bem esse bloquinho aqui ele não faz parte da família principal mãe e filha neta nem esse nem esse que que eu vou

fazer vou ter que pegar o facão ó Cortar esse brotinho E aí aquilo centro de crescimento dele eu pego o facão e dor umas facãozadas assim ó para eliminar mesmo o crescimento dele você fazendo isso ele vai ficar igual esse ou tro aqui ó esse daqui eram bem maior que eu tinha aqui eu já peguei já cancelei o crescimento dele Olha já já feriu o ápice aqui de crescimento dele ele já não vai estar crescendo mais se eu deixasse ele

crescer ele estaria sugando toda a força da mãe da filha da neta que a que vai garantir a produção Se você deixar vários brotos no seu pé de banana eles vão tá sugando toda a força do plantio da sua cova e você não vai conseguir é um grande cacho E além disso o seu cacho vai demorar muito tempo para tá sendo emitido e passar crescendo essa é uma dica essencial pessoal faça a desbrota do seu Bananal Outro fator que pode

atrapalhar bastante a sua produção de bananas é o aparecimento de doenças quais são essas doenças nós temos três principais a sigatoka-amarela à sigatoka-negra ou preta né e o mal-do-panamá Essas são três d oenças causadas por fungos a sigatoka são causadas por fungos que atacam as folhas do seu Bananal e o mal-do-panamá é causada por um fungo de solo que está no solo eu subir lá em cima da bananeira e cortei essa folha aqui ó

vejam bem ela estava atacada pela sigatoka-amarela que a folha vai ficando amarela e depois ela vai me cruzando a escurecer sendo assim vai morrendo o que que eu faço eu retirei essa folha lá de cima porque ela é fonte de esporos fúngicos é que vão tá contaminando outras folhas do meu Bananal você pode retirar ela lá de cima e jogar ela aqui para ela e apodrecendo aqui no seu pó no seu próprio pé de banana ou se

você preferir você pode pegar ela e retirar um pouco mais longe do seu Bananal para ela poder ser um pouquinho mais longe e diminuir a chance de continuar uma esporulação aqui nas fo lhas do seu Bananal eu vou retirar ela e vou colocar lá na minha composteira vou fazer o processo de compostagem com ela aí e isso vai ser assunto para outro vídeo e outra data aqui no nosso canal além das doenças a gente tem as pragas são

várias pragas só que a principal delas é a broca-do-rizoma que é um besouro que é chamado de moleque da bananeira e esse besouro ele bota os seus ovos na sua bananeira e desses ovos eclodem em larvas que a fase jovem do Besouro essas larvas elas vão furar todo o seu rizoma todo o seu pé de banana e vão comendo o seu pé de banana à medida que elas vão comendo o seu pé de banana vai definhando e vai perdendo força

vigor chegando até a tombar com o passar do tempo o que que você pode fazer para você diminuir a infestação de doenças no seu Bananal eu faço três coisas a pr imeira delas é trabalhar bem a nutrição das plantas é fazer adubação que eu já falei para vocês no começo aqui no nosso vídeo se você fizer adubação correta sua planta ela vai estar bem nutrida ela vai estar bem forte e aí quando tiver alguma folha dela atacada por

alguma doença você retira essa folha e rapidamente já nasce outra folha nova e repõe essa folha e essa energia que ela vai estar perdendo por é pe la falta da folha que Você retirou essa é a primeira coisa que eu faço trabalhar bem a nutrição a outra é fazer a diz folha que eu já mostrei para vocês e a última coisa que eu faço hoje é trabalhar a parte de plantio de mudas de um Bananal sadio o que que é isso se você for

plantar um Bananal lá no fundo do seu quintal ou até mesmo um cultivo aí pequeno até mesmo cultivo médio você deve retirar as mudas vem um B ananal sadio Então quando você vai retirar uma muda igual a essa daqui que eu já mostrei para vocês que que você tem que fazer você chega no Bananal você escolhe aquelas plantas aquele Bananal que está livre de doenças que não apresenta nem o mal-do-panamá nem a sigla tocas e nem um ataque de

broca geralmente banais bem conduzidas e banais de grandes produtores você tem essa condição para você tá retirando essa Muda en tão retirando a muda de um Bananal sadio você não vai estar levando do em em casa outra medida é escolher mudas de variedades que são resistentes ou tolerantes a essas doenças Quando você compra uma muda por exemplo de laboratório a própria empresa que produz essa muda ela já tinha indica é

uma variedade adequada ela já fala essa variedade ela tem resistência a tolerância a determinadas doenças e aí você escolhe a variedade que melhor se adapta à sua região e que vai tolerar a resistir às doenças que estão presentes ali na sua região que você já sabe que podem estar ocorrendo na sua região outra dica para você manter um bom Bananal e ter uma boa produtividade é ter uma cobertura no solo do seu Bananal o que que

é isso pessoal é você manter É nos pés da sua banana uma certa quantidade de matéria orgânica cobrindo protege ndo esse pé aqui do seu Bananal por que que eu mantenho Essas matérias orgânicas e tem resto de folha tem resto de grama tem também quando eu derrubo o pé de mandioca coloca aqui para ele apodrecendo fazendo isso eu mantenho uma condição adequada de umidade aqui no solo porque quando eu ligo meu Bananal essas folhas

esse resto de matéria orgânica protege o solo melhor dizendo da evaporação na água e além disso aqui você mantém um um microclima uma uma microbiota né bactérias fungos e também minhocas aqui embaixo que vão melhorar o seu solo esse material ele vai entrar em decomposição E com o tempo ele vai ser incorporado no solo e aí o seu solo fica e assim um solo bonito grumoso uma terra preta cheia de matéria orgânica que apresenta um

cheiro muito bom e achou banana ela vai é se suprir né desse material que tá em decomposição e dessa condição adequada que você deixa aqui no seu Bananal Então essa é uma uma prática muito importante para você que tem pequenos cultivos de banana deixar uma cobertura de matéria morta e volta no seu Bananal pessoal a sua banana já está produzindo já emitiu aí o primeiro cacho como esse O que que você tem que fazer então para ele

ficar ainda maior é simples você tem que cortar o umbigo o coração também chamad o Salvo engano de mangá em algumas regiões do nordeste esse umbigo esse coração ele vai sugar a força daqui das suas e se você deixar ele aqui grudado no pé ele vai estar retirando a força dessas bananinhas e elas não vão ficar Tão grossas e tão bonitas O que que você tem que fazer então depois que você já tem a formação aí do seu cacho e ele parou

de emitir bananas né tá vendo aqui ó já tá tudo sequinho e já cresce u aqui o caule dele aqui já cresceu aí uns e cm já tá na hora de você cortar você não pode deixar ele continuar o crescimento se você não tem uma escada como a minha que eu estou aqui em cima dela para ficar cortando você pode estar utilizando uma ferramenta de corte com cabo bem Comprido no meu caso só tenho um facão então tive que subir aqui

na escada o que que eu vou fazer então vou estar cortand o esse umbigo Olha só ele é um pouco durinho aqui ó mas ele sai fácil ó Prontinho agora sua banana ela não vai ter mais eu digo que vai estar sugando a força e ela vai ter uma condição de crescimento muito boa com certeza você vai conseguir melhorar bastante as suas bananas cortando esse umbigo esse coração pessoal como última dica aqui das nossas dicas para você ter

um cacho grande no seu Bananal é uma dica genérica por exemplo você que já tem lá o seu pezinho de de banana no fundo do seu quintal já plantou uma pequena plantação de banana e já não teve como fazer adubação de plantio e nem como escolher uma muda Você já tá conduzindo o seu Bananal O que que você tem que fazer para ela emitir um cacho bacana e grande eu tenho quatro dicas para você fazer que vai dar certo que vai aumentar

bastante a sua produtividade quais são elas é fazer algumas dessas dicas que eu já falei no começo do vídeo a primeira delas é fazer irrigação e muitas pessoas plantam bananeira mas não fazem irrigação Eu já falei para vocês que elas a gente água então fazendo a irrigação para melhorar bastante a sua produção fazendo a adubação de cobertura o pessoal joga a bananeira lá e falar depois eu vim aqui buscar o cacho não pessoal

faça adubação use o esterc o como eu já falei hoje hoje use o que como melhor dizendo use cinzas use o adubo químico se você não tem acesso a outro tipo de adubo mais fácil adubação do seu Bananal outra dica faça a desloca lembra da desbrota que você tem que cortar com facão aqueles brotos que crescem no meio da bananeira que não fazem parte da sua condução mãe filha neta justamente faça a desbrota no seu Bananal se você fizer a

planta que vai emitir o cacho ela vai crescer com bastante vigor e por último Qual que é a última dica Richa e assim cortar o coração então são essas quatro dicas que ao cortar o coração que é umbigo né o mangá se você fizer essas quatro dicas Com certeza a sua bananeira ela vai emitir um cacho e vai ter um cacho maior do que o que ela ele emitir se ela não tivesse passado por todas e por todo esse processo né seguindo

essas quatro dicas pessoal obviamente que a gente não quis aqui com essas dez dicas é exaurir todo o conhecimento na parte de banana e cultura tem várias outras coisas por exemplo na parte de doença Eu já falei que tem vários tipos de doenças Tem vários tipos de pragas mas essas coisas que eu falei são as principais que só se você seguir essas dez dicas com certeza você vai ter um cacho de banana grande bonito igual que eu
tenho aqui no meu Bananal se você gostou dessa Oi eu gostaria de pedir o seu like a sua inscrição no nosso canal e ativação do Sininho para você ficar por dentro dessa e de outras novidades que a gente vai trazer aqui no nosso canal Qual o nome dele rede no nosso plante cozinha e Desde já muito obrigado pela sua audiência um grande abraço e até o próximo vídeo tchau

10 DICAS INFALÍVEIS PARA PRODUZIR GRANDES CACHOS DE BANANA (Ep08)

Neste vídeo vamos te passar dez dicas para produzir grandes cachos de banana em sua plantação, seja ela de fundo de quintal ou de pequeno porte. Geralmente a bananeira produz cachos mesmo se ela for mal cuidada, no entanto, para uma produção eficiente e economicamente viável se faz necessário aplicar técnicas de cultivo apropriadas a cultura. Você planta banana no fundo do quintal ou na sua horta e tem dificuldades em sua plantação? Deixe seu comentário no vídeo. Espero poder te ajudar!!!! COMPRE OS PRODUTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO CANAL: Óleo de neem inseticida natural, frasco 100 ml: https://amzn.to/3PDoywG Óleo de neem inseticida natural, frasco grande de 1 litro: https://amzn.to/3yVfLAw Triturador de resíduos orgânicos 2 Hp: https://amzn.to/3ak5BPE Adubo de plantio 4 – 14 – 08 1 kg: https://amzn.to/3wDw5CY Húmus de minhoca 1 kg: https://amzn.to/39IoX0t Torta de mamona 1 kg: https://amzn.to/3wHXq7m Esterco de galinha 1 kg: https://amzn.to/3PDXqOo Farinha de ossos 500 g: https://amzn.to/3a74IJZ Fertilizante orgânico Yoorin: https://amzn.to/3yZ7GdY Inseticida natural biológico para lagartas: https://amzn.to/3PGRxja Calcário para corrigir o solo 3 kg: https://amzn.to/39OcQPm Terra vegetal 10 kg: https://amzn.to/38LThHs Mangueira de jardim com bico e engate: https://amzn.to/3lBggrk Venha fazer parte do Plante e Cozinhe, se inscreva em nosso canal, deixe seu like e acompanhe nossas redes sociais. Facebook: Plante e Cozinhe Instagram: @planteecozinhe Obrigado. Boa colheita!!! MOSTRAR MAIS

(Ep08)

Postar um comentário

0 Comentários