Como ORGANIZAR as PLANTAS com vasos e suportes

Como ORGANIZAR as PLANTAS com vasos e suportes



o mos três últimos vídeos da série organização das plantas eu te ensinei segredos que os paisagistas os decoradores usam na hora de pensar um projeto paisagístico pode ser um projeto quintal uma fazenda um resort ou pode ser um projeto para meia dúzia de vasos que você tem dentro de casa pode inclusive ser tudo isso toda essa lógica para um único vaso para um arranjo um vaso que vai ter pelo menos ali umas três plantas diferentes

plantadas no mesmo espaço a graça da gente entender esses mecanismos por trás da tomada de decisão de um profissional é é justamente que você agora tem uma caixa de ferramentas maravilhosas para os planos a mão cada vez que você for cuidar do seu cantinho então eu vou montar um quintal eu vou usar vô eu queria formas diferentes cores diferentes eu vou fazer nunca tinha para a escada na sua fala na sua varanda eu vou usar vol umetria

forma as cores diferentes então se você por um acaso não tá escrito nesse canal acabou virando primeira coisa se inscreve segunda assista os vídeos anteriores que estão disponíveis justamente para você entender porque este aqui é o que amarra tudo num pacotão maravilhoso celular eu carol costa estou aqui mais uma vez com a mesma roupa no mesmo canto mais sempre trazendo uma proposta diferente usando as técnicas de org anização das

plantas que eu tô te mostrando nesse nessa série de vídeos temos então volumetria contemplada do lado de cá uma dracena mais alta uma a minha média uma renda francesa mais baixinha do lado de cá a mesma coisa temos a raça fiz mais alta um pouco abaixo não muito tão severa e aqui em baixo uma agronema três vasos com propostas de volumetria plantas com formatos diferentes eu tenho uma folha fazendo long a fina em forma de arco

aqui uma folha meio assim métrica aqui uma folha com a textura bem agendada aqui aqui uma planta de folha dura e cumprida com orelha de coelho aqui a raça fiz com a folha espalmada aqui o desenho bem comprido e a água o nemo alauan com a folha é um pouco mais puxada para o redondo uma bem redondo mais um pouco mais calma aqui muito bem e as propostas diferentes com volumetria com formatos e com cores você vê que tanto no lado quando no

outro eu tô lançando mão de cor agora se você já fez isso você já chegou nesse ponto você vai perceber que tem uma coisa que interfere demais no resultado final que é o vaso o vaso é o primeiro dos complementos que a gente deve levar em consideração e muitas vezes ele também vai ser quem vai ditar o tom o clima o astral daquele lugar que eu poderia ter essa mesma composição com uma cara mais rústica se eu tivesse usado só vasos de barro

por exemplo eu poderia ter essa mesma composição com uma cara mais moderna se todos os meus vasos fossem esmaltados e brilhantes vitrificados do lado de capa então dependendo do material eu escolho por vaso eu vou ter uma outra conversa e o material do vaso passa pelo mesmo raciocínio que a gente usou até agora de volume de forma de cor de brilho eu vou ter vasos que são feit os do mesmo material barro por exemplo mais que são de

formatos diferentes com cores diferentes tudo isso aqui é barro natural mas o próprio barro têm cores diferentes ah e eu também tenho formatos e propostas diferentes aqui eu tenho o vaso esse formato a chamada de tulipa eu tenho o vasco lipa mais comum de todos né com uma borda larga com furinho embaixo e naquela tonalidade que é mais terracota aqui eu também tenh o um vaso terracota também com bordas só que ele é mais baixo e um pouco

mais largo também tem furo eles são a proposta é muito parecida mas só de eu ter um formato um pouquinho diferente uma borda menos presente uma borda não tão grossa um pouquinho mais fina eu tenho uma proposta ligeiramente mais moderna aqui do que eu tenho aqui imagina só se a gente leva em consideração mais variáveis bom eu tenho é um vasinho sem furo com a base redondinha ele poderia estar em cima de um micro tripé eu tenho um vasinho

de orquídeas que só pelo fato de ter furos também me oferecem uma outra proposta de textura não precisa ser só para plantar orquídea eu posso plantar aqui uma mudinha da minha renda francesa ela vai gostar desse furadinho eu tenho aqui um vaso tulipa terracota mas feito por um outro produtor que me dá essa tonalidade bastante mais clara eu també m tenho volumetria no meus próprios vasos eu tenho um vaso maior um vaso menor eu tenho

alguns que parecem um pouco mais brilhantes e outros que parecem um pouco mais opacos mais ásperos com acabamento um pouco mais artesanal i e vamos mais longe você pode por exemplo fazer uma investigação na sua cozinha e encontrar no meio dos seus copos no meio das suas tigelas bases interessantes para colocar as plantas tô falando de taças divertidas às vezes estão até com quebradinho que a planta pode esconder para você e você faz uma

composição com vidros posso trabalhar cor nesses vasos nessas bases então eu posso ter um vaso que clareia uma planta muito escura por exemplo ou um vaso que a calmo para uma planta muito exibida se eu tenho uma planta que tem muitas cores eu posso querer um vaso calma o quadro escuro que dá uma acalmada nela veja aqui verde aqui eu não quero ficar só no universo dos vasos porque a gente tem um docinho é maravilhoso que a gente fez

em parceria com shopping garden para te falar em todas as texturas todos os acabamentos todos os materiais que você pode ter no vaso então dá uma olhadinha no vídeo que eu vou deixar aqui em cima nos cards e aqui embaixo na descrição para que você também possa se aprofundar nesse universo mas quando eu falo de complemento o vaso é um elemento nesse trio que tá aqui eu tenho um vaso esmaltado com acabamento áspero e rústico eu tenho

um cachepô de barbante com acabamento macio e moderno e oi e eu tenho um suporte de madeira uma bolacha de madeira para deixar esse vaso mais alto e também um vaso esmaltado fosco para acalmar esse fundo né na frente eu vou ter uma planta que chama muita atenção então o vaso lá de trás tá um vaso mais c almo para fechar eu trouxe é um objeto decorativo que por um acaso tá com a função de ser vaso mas que poderia estar aqui simplesmente

pela boniteza ele conversa com a rusticidade de algumas coisas ele traz um elemento de humor para esse universo porque é um caminhãozinho mas ele tá todo detonado e aí tem um caminhãozinho aqui mas não é um espaço de criança então ele traz um tom de um ovo projeto e ele traz também mais um l ugar para o olho para tem uma planta com a quarta planta na composição que entra com uma textura diferente num tom de verde um pouquinho

diferente também do que eu tenho aqui e que conversa e fecha essa trinca decomposição do lado de cá do lado de cá eu tenho um cachepô com gravetos mais alto bem interessante rústico aqui eu tenho e a rusticidade dos próprios resuminhos peludos da renda fazendo esse efeito ol ha que interessante como isso conversa com isso e aqui atrás eu tenho um vaso com uma trama bem rústica casinha né uma trama bem simples que tá pouco mais

para trás mas escondido mas que também conversa com essa proposta de né texturas mais naturais e veja como as coisas mudam não só pelas alturas mas quando a gente coloca alguns complementos eu posso usar de complemento nessa composição simplesmente uma pedra e ela entra ela parece que a terra a composição ela deixa as coisas um pouco mais calma eu poderia usar de complemento também uma festa que tem um pouquinho de

brilho já que essa composição toda tá mais calma eu poderia ter uma plantinha final uma peça com brilho mas é um brilho calmo né uma coloração verde poderia estar aqui uma última plantinha baixinha e eu posso ter uma pecinha final aqui com um cachepozinh o de feltro que tá numa tonalidade que conversa com tudo aqui sem chamar muita atenção mas também faça coisa rústica toda vez que eu for pensar em complemento sejam

objetos decorativos pedras objetos do dia a dia da jardinagem podem ser complementos interessantes um regador bonito que você tenha um tripé uma peça qualquer que você acha que conversa com as plantas você sempre tem de lembrar que o seu cant inho verde ele não está dissociado da sua casa da sua do seu quintal da sua fazenda ele tá sempre conectado com o lugar em que ele está então se você tem um porcelanato elegante com brilho

no chão você pode ter no cantinho verde peças mais sofisticadas mais tá não fica tudo e quando os seus vasos podem ser opacos ou as suas plantas podem ser opacas se você tem um lugar que é todo muito rústico que tem muita madeira aparente não faz sentido colocar uma coisa geométrica super moderna ali no meio por outro lado você pode trazer um rústico um pouco menos villa country sabe você pode buscar um rústico que pareça

mais a bali tailândia sei lá qual que é a referência que você gostaria de usar o mais que venha para universo das dos materiais naturais mas que não fique uma redundância não seja exatamente a mesma coisa que você já tem se você ama madeira por exemplo você pode ter uma festa decorativa como essa que é de madeira está fazendo um papel aqui e conversa com tudo mas te traz uma proposta e limpa e tem alguns truques que

podem te ajudar a tomar decisões porque esse universo nos comprimentos da extremamente variado o primeiro deles é o da compensação do equilíbrio de força eu sempre brinco que a madeira o graveto o a textura natural o bambu o cachepô que usa esse universo essa conversa do produto natural com fibra de bananeira com folhas visíveis e tudo ele traz o reino vegetal para dentro da sua casa junto das plantas ouvir o cachepo o que é de

plástico de vidro de pedra esmaltado de cerâmica ele traz o reino mineral para dentro da sua casa então você tem ali duas forças que são igualmente interessantes mas que são que na composição ficam bem dife rentes então a sua casa tem bastante tapete tem bastante cortina tem toalha na mesa já tem muitas almofadas tem bastante poltrona sofá coisas aconchegantes os seus vasos podem ir para uma linha mais seco na mais mineral

mas esmaltado mais terracota mais concreto mais plástico se a sua casa já é toda muito neu trona-se a sua casa tem um chão de concreto que nem esse daqui por exemplo se as paredes são com tijolo aparente você já vê uma sobrecarga do universo mineral na casa os móveis são muito clientes têm fórmica tem muita superfície lisa muito vidro aparente as texturas naturais ajudam a compensar esse excesso de energia mineral então você vai

ter ali um universo do vegetal entrando que não seja só o óbvio a e tem que ponto então esses complementos podem ser bem legais de você aprenderá a sacadinha dele porque eles vão dar um aconchego maior ou menor de acordo com a proposta que você quer fazer eu tenho essa proposta aqui repara como fica diferente se eu trago um feltro por exemplo então imagina que o cachepô ali de trás é um cachê posão grande de feltro um da

frente pode ser um desses o ou seja essa textura do rizoma não vai estar tão visível porque vai estar dentro do cachepô eu posso ter inclusive um cachepô que é todinho estampad o então o vaso está enfiado dentro do cachepô você não vai plantar direto no feltro tá mas eu tenho aqui uma coisa completamente diferente uma proposta muito mais moderninha né repara que eu tenho aqui por exemplo essas amarrações laterais e esse tipo de

peça que também vão trazer um pouquinho de cor então se eu tenho uma estrutura dessas para usar de base fica muito estranho às vezes o tipo de planta que eu vou tra balhar tá vendo a cor não bate talvez funcione melhor assim o cachepô forno uma cor escura quer ver só por exemplo assim então você vai modulando o material o fu o ato os eventuais acabamentos que ele tem e claro a planta que vai entrar nele de acordo com efeito que

você quer causar né esse vermelho não combina tanto com esse roxo da folha então talvez em vez de um cachepô com esse tipo de acabamento funcione mais u m cachepô totalmente liso ou com essa cordinha esse elastiquinho exatamente na cor que você tem da folha eu posso preferir para ficar um pouco menos moderno em vez de um cachepô com toda essa informação dentro e retangular um cachepo simplesmente redondão e mais liso o

ou posso buscar uma peça numa cor que seja mais calma nem preto e nem nesse cinzinha que tá aparecendo bastante pode ser uma cor que quase se mime tize se misture com a cor da planta então isso que eu tô mostrando para você nem nada disso é definitivo a graça do paisagismo é justamente que a gente mexe com esses elementos sabendo que a gente tem tudo aquilo a mão a gente tem exatamente aquela caixa de ferramentas você olha aí você

fala bom agora eu preciso de algo que me de altura agora eu preciso de algo que me de brilho o oposto meu piso é muito brilhante preci sa de algo opaco mais calmo então vai atrás dessas informações para você conseguir montar seu projeto de paisagismo com mais categoria a e sempre lembra que o cachepô que alguma dessas peças são peças decorativas para você poupar a peça você não deve plantar direto dentro dela eu posso

inclusive colocar o prato desse vaso aqui dentro para que o cachepô seja poupado de sobras da rega nota aqui eu consigo criar efeitos parecidos inclusive em microprojetos então eu posso ter um objeto decorativo aqui mais a alto posso ter uma plantinha opaco brilhante posso ter uma plantinha aqui e poderia ter uma correntinha um pouquinho mais alta numa outra peça aqui eu não vou por essa porque essa de vidro não tá

conversando muito mas imagina que eu tenho um vaso um pouco maior e eu tenho mais uma planta aqui de novo volt amos para proposta da volumetria maravilhosa aqui eu ainda vou te dar uma dica bônus antes da d e eu vou te convidar porque tudo que você aprendeu nessa série verdinho é sobre paisagismo sobre como compor com plantas mas como é que cuida de cada uma dessas plantas que plantas você pode pôr juntas no mesmo lugar que

vão gostar das mesmas condições de luz de rega do clima que você tem na sua cidade como que você d eixa as plantas bonitas por mais tempo como você combate problemas fraga doença folhinha queimada na ponta como que você mantém a saúde dessas plantas para que elas fiquem bonitas por mais tempo para que venham mais folhas para que venham flores tudo isso eu vou ensinar no intensivão da jardinagem que é um curso gratuito de seis aulas

que começa dia vinte e nove de julho vai só até o dia três de agosto e e essa é para v ocê que está inscrito no canal o intensivão da jardinagem é exclusivo para quem está inscrito no elite do intensivão da jardinagem não basta você está inscrito aqui no canal você tem que clicar no link que está aqui embaixo na descrição desse vídeo é o primeiro link para não dar confusão tá que a gente é sempre deixo na descrição qual é o

nome das plantas onde você encontra os vasos cachepô de onde é esse vasinho de f eltro fofinho e tudo mais tá tudo aqui embaixo na descrição do vídeo mas o primeirão link na cara do gol é justamente do intensivão da jardinagem então se inscreve por e-mail e por whatsapp a gente muda o grupos de whatsapp para o intensivão para que você consiga ter acesso aos links das aulas porque os links ficaram fechados exclusivos para quem

estiver inscrito combinado depois vai falar que eu não disse em muit o a última chamada em verdinho só última chance muito bem qual é o bônus o que que é um paisagista faz além de explorar volumetria além de explorar formas e cores diferentes das plantas e além de usar com eficiência os acessórios ele trabalha os vasinhos isso é a cereja do bolo de um grande projeto de paisagismo mesmo que seja para um pequeno lugar explorar

objetos que estão ali sem nada plantado dentro que estão ali só porque são bonitos eles proporcionam uma conversa entre cheios e vazios tensos e limpos então aproveite na hora de pensar nos complementos para ter também às vezes alguma coisa que tá vazia tá ali só por boniteza ou sei lá tem uma sementinha dentro tem um efeito interessante que ajuda a compor com ver e o que você fez mas faz isso simplesmente para dizer olha eu

pensei nesse espaço de propósito e deixei vazio um outro truque que funciona junto com o vazio é o da assimetria em vez de deixar as coisinhas todas organizadas assim lado a lado você pode simplesmente recuar as peças para um canto criar desenhos assimétricos que são muito naturais é o que a gente mais vê na uma paisagem né a árvore de tamanhos diferentes às vezes a paisagem tem um bosque no canto e depois um campo aberto às

vezes você tem uma árvore está crescen do mais por um lado do que para o outro então busque esses desenhos e esse vazio porque você vai ver que você conseguir construir espaços muito mais aconchegantes custo da série verdinho então deixa aqui embaixo nos comentários o que que você gostaria que a gente abordasse em próximos vídeos eu adoro saber o que que você quer que a gente traga para cá é uma inspiração enorme para gente

e mais do que isso é a man

Como ORGANIZAR as PLANTAS com vasos e suportes

Todo mundo que gosta de plantas começa trazendo um vasinho pra dentro de casa, arranjando outra planta, comprando mais uma espécie e, de repente, tem um montão de verde espalhado pela casa. Como organizar essa selva particular? Nossa jardineira Carol Costa te ajuda nesta série de 4 vídeos chamada "Como organizar suas plantas em casa". No quarto episódio, vasos e suportes. As dicas valem pra uma grande quantidade de plantas em vasos diferentes ou, um único vaso com várias espécies plantadas. Nos vídeos anteriores desta série, os conceitos de tamanhos, formatos e cores foram aplicados às plantas mas, o mesmo raciocínio serve para escolhermos os vasos. O bacana é que, mesmo num formato específico ou, num determinado material, você pode encontrar propostas que trarão um pouco mais de "bossa" pro seu conjunto. Alturas, larguras, tonalidades e até sutis mudanças, como uma borda mais pronunciada, farão com que os vasos possam dialogar melhor com suas plantas. Materiais são interessantes e ajudarão a compor sua proposta. Quer algo mais moderno? Texturas lisas e brilhantes ajudam a transmitir essa ideia. Algo mais rústico? Terracota, vasos de barro ou até de madeira poderão dar o ar mais campestre que você deseja. Louças deixam um clima romântico, metal traz sobriedade, pedras e troncos dão um jeitão mais orgânico. Além dos vasos e cachepôs, use a seu favor outros itens: alguns brinquedos ou esculturas pra dar um toque divertido ao conjunto. Elementos naturais, mesmo que sem plantas, podem "amarrar" tudo e transmitir ainda mais a sensação de unidade do grupo de vasos e plantas que você quer usar na sua casa. Utilize os elementos como complementos mas, pense em "compensar" o local. Por exemplo, um piso brilhante pede um vaso mais fosco, pra não brigar pra ver quem brilha mais. Com as plantas, faça o mesmo. Uma folhagem super lustrosa e envernizada pede um cachepô ou vaso mais comportado e vice-versa. Agora, aproveite todas as dicas dessa série e coloque em prática seu aprendizado. E, se ainda tem vontade de aprender mais, não deixe de se inscrever no Intensivão de Jardinagem - aqui vai o link: http://bit.ly/mp_intensivao Créditos: figurino: blusa Osklen (https://www.instagram.com/Osklen/) colar Studio Drê Magalhães (https://www.instagram.com/studiodrema...) calça Flávia Aranha (https://www.instagram.com/flaviaaranha_/) tênis Outer (https://www.instagram.com/outershoes/) Agradecimento: Hotel 1948 (https://www.instagram.com/hotel_1948/) Plantas: Dracena fragrans begônia (Begonia brevirimosa) renda-francesa (Rumohra adiantiformis) ráfis (Raphis excelsa) sansevéria (Dracaena trifasciata "Jiboya") Aglaonema "Lawan" Produtores de plantas Acosta Plantas (https://www.instagram.com/acostaplantas/) Flora Fujimaki (https://www.instagram.com/florafujimaki/) Magna Flora (https://www.instagram.com/magna_flora/) NaturAYO (https://www.instagram.com/naturayo/) Sítio São Jorge NSA (https://www.instagram.com/sitiosaojor...) van Vliet (https://www.instagram.com/vanvliet.br/) Vasos, cachepôs e acessórios: vaso Atlantis: T.S.Brasil cachepô de barbante, cachepô de gravetos: Floral Atlanta Decor (https://www.instagram.com/floralatlan...) banquinho de madeira, vaso de plástico: Shopping Garden Sul (https://www.instagram.com/shopgarden/) cachepô de feltro: Goma Ateliê (https://www.instagram.com/goma.atelie/) cachepô de concreto: Estúdio Plume (https://www.instagram.com/estudioplume/) garrafa de madeira: O Designer Artesão (https://www.instagram.com/odesignerar...) cachepôs de feltro: Feltros Santa Fé (https://www.instagram.com/santafefelt...) tripé de ferro: Vasart (https://www.instagram.com/vasart_ofic...) jarro de cerâmica esmaltada: Carol Lamaita (https://www.instagram.com/carol_lamai...) Lojas: Net Shopping Garden (https://www.instagram.com/netshopgarden/) Click Jardim (https://www.instagram.com/clickjardim/) MOSTRAR MAIS