COMO PLANTAR COUVE MANTEIGA ORGÂNICA NA SUA HORTA. TÉCNICA

COMO PLANTAR COUVE MANTEIGA ORGÂNICA NA SUA HORTA. TÉCNICA COMPLETA DO PLANTIO A COLHEITA (Ep36)



e a couve manteiga ou hortaliça que não pode faltar na sua horta ela entra na composição de pratos saudáveis por exemplo você já ouviu falar em suco detox Então olha só que beleza de março de couve Ei mas espera aí esse daqui é meu quer aprender a plantar colher couve bonita assim é isso que eu vou te ensinar no vídeo de hoje em apenas seis Passos fique comigo é e fala galera do plástico cozinhe tudo bem com vocês eu sou o Bruno Hoje

estou aqui na minha horta para mostrar para vocês como plantar couve manteiga em apenas seis Passos então processo bem simples e se você seguir todos esses passos que eu vou estar mostrando para vocês você vai conseguir ter couves assim bonitas lindas produtivas e orgânicas Olha que bonito aqui o meu pé de couve mais bonito do que ele você já sabe né É aquele like e aquela inscrição maravilhosa que você já fez no nosso canal porque a

gente está trabalhando aqui para você tamo junto Valeu vamos lá peça a plantação minha de couve aqui ela tem mais ou menos há uns oito meses eu tenho aqui seis pés de couve e lá atrai depois vou mostrar para vocês eu tenho mais um pezinho Solitário aqui no fundo da horta Essa é a couve manteiga tradicional aquela da folhinha bem amarela mesmo quando vocês estão vendo aqui ó é aquela folhinha macia bonita esse pezinho aqui eu já colhi ó

bastante de folhas dele por isso que ele tá peladinho assim e a propagar esse tipo aqui de couve é essa daqui que a gente tá falando no vídeo você precisa primeiramente obter as mudas e da onde que vem as mudas essa couve manteiga ela se propaga por propagação vegetativa ou seja ela mesma solta as mudas no seu caule e você retira essas mudas e faz um clone de si pezinho de couve manteiga vou mostrar p ara vocês então o primeiro passo

para você tá fazendo o plantio é tá obtendo essas mudas Você pode arrumar essas mudas né para plantar couve manteiga essa couve Verde Clarinha é com pessoas que já tem uma plantação de couve basta ela deixar essa Mudinha crescer aqui eu tenho duas ó olha o tamanho que ela fica já dá até para colher uma folhinha dela se quiser ó Mas aí você tem que retirar essas mudas nesse pezinho de couve o ma is legal de tudo é que quando eu tô fazendo

esse processo eu tô fazendo uma clonagem Ou seja eu tô clonando é assim dívida aqui ó é a planta mãe é a muda então vou fazer dois cones dela vou ter duas plantas iguais a ela como que você vai retirar a muda para o plantio dessa forma Ó você tem que retirar ela lascadinha assim para baixo tá vendo você não pode quebrar a muda você tem que quebrar ela puxar ela lascadinha para baixo puxa ndo para baixo nunca para cima nunca você pode

estar quebrando a muda aqui na metade ou na parte superior dela você tem que quebrar próximo à junção com a planta mãe ó puxa assim para baixo prontinha Então você já obteve as suas mudas ela já estão prontinhos para você plantar é bom você não esperar muito para estar realizando o plantio se você colheu ela já deve estar realizando o plantio logo em seguida E aí você precisa fazer o que você precisa preparar o seu solo ele tem que tá

assim ó soltinho um solo bem descompactado bem bonito bem friável bem soltinho E você tá fazendo o plantio da sua muda inclusive esse solo meu aqui ele já passou por um processo de calcareamento Ou seja eu já fiz aplicação de calcário nesse solo isso eu fiz há três meses atrás porque colocaram precisa de um tempo para ele tá pronto e eu fiz um vídeo bem completo b em bacana sobre como fazer o preparo do solo para o plantio de uma horta

eu vou deixar esse vídeo aqui embaixo para vocês acessarem e aí vocês vão ter todas as informações desse segundo passo que é o preparo do solo assistam esse vídeo lá que vocês vão gostar no terceiro passo Você precisa fazer o que você precisa abrir o seu berço que o pessoal chama também de cova né Eu gosto de chamar de berço o seu berço de plantio Como que você faz abertura desse berço ou você pode utilizar uma enxada ou inchada dão

e aqui no meu caso vou usar essa pazinha porque a gente vai plantar só duas mudinhas vejam bem eu vou abrir aqui o meu berço e esse daqui o dinheiro vou deixar aqui um volume aqui de mais ou menos uns litros aqui uma profundidade de mais ou menos cm esse daqui é o primeiro berço Qual que é a distância por segundo o berço na linha de pl antio né onde eu vou plantar todos os meus pés de couve eu vou seguir uma distância de mais ou

menos meio metro aí eu vou abrir o segundo o berço de plantio Olha só como com a terra também se compactado por isso que é importante você fazer o preparo do solo que eu passo o número aí a sua terra vai tá assim Prontinho para você tá fazendo o cultivo Prontinho dois berços estão prontos Se você fosse plantar mais mudas e fosse fa zer várias linhas você deixaria uma distância de a , entre as linhas de plantio Esse é o espaçamento

ideal para você está cultivando a couve Então passa o número ele consiste basicamente você fazer uma doação de plantio para o crescimento da sua couve como a gente está plantando aqui couve da Oi Dani que a gente só vai usar produtos orgânicos Esse é um composto orgânico que eu faço aqui na minha horta com os resíduos o rgânicos que sobram lá da minha cozinha as cascas de verduras legumes e frutas Esse é um vídeo que a gente também fez

aqui no canal vou deixar o link aqui para vocês aqui embaixo para vocês aprenderem fazer esse composto para você está utilizando aí na sua horta esse composto ele vai ter todos os macro e micronutrientes necessários para o crescimento aí da sua planta ele tem uma composição bem rica E aí qual que é a quantidade que a gente coloca desse composto por berço de plantio a gente coloca um litro litro desse composto esse litro mais

ou menos essa quantidade aqui ó e agora eu preciso dar para as minhas plantas uma fonte de fósforo uma fonte que dá ela um nutriente fósforo que é importante por enraíza mento da planta e eu utilizo um é o orgânico que se chama aí Ourinho esse daqui é um pó de rocha é um fosfato natural que você co mpra e facilmente na internet em casas agropecuárias eu coloco essa quantidade de uma colher de sopa é esse potinho aqui que eu

tenho ele aqui Valente a uma colher de sopa coloca uma colher de sopa desse Ourinho por berço de plantio o que que eu preciso mais fazer com relação adubação aqui do plantio da minha couve eu preciso dar uma incorporada desse adubo aqui no solo eu dou uma misturada com a terra para ela não f icar com a base dela totalmente enfiada só no não adubo que eu coloquei aqui se você fizer isso com certeza sua planta vai ter força para ela

iniciar o seu crescimento e começaram sua produção de folha de couve você vai ter uma bela produção fazendo essa do bação aqui de Prontinho no quinto passo o pessoal é o passo do plantio em e onde você vai fazer o cantinho Então você vai deixar cada Mudinha no seu bercinho e uma técnica bem interessante também eu gosto de plantar couve Principalmente agora no verão não plantar ela assim de pé eu gosto de colocar ela mais deitada

porque colocando ela mais deitada evita de apodrecer a base da planta eu sinto isso porque a ela não fica com a raiz lá no fundo onde tem mais água quando você fizer irrigação assim ela consegue manter uma unidade mais controlada aqui nessa parte aqui da base e não apodrec e tanto a base dela com o calor então eu gosto de plantar ela mais assim de lado ó principalmente no verão tá eu planto Ela meia de lado tá aqui o outro pé ó olha

só é também uma coisa interessante beijão bem aqui ó na bazinha da planta eu deixo esse buraquinho porque eu fazendo esse esse buraquinho aqui deixando essa parte mais rebaixado na base da planta quando eu jogar água aqui tem o empoçamento de água e aí eu consi go economizar na quantidade de água se tivesse tudo cheio aqui de terra água e escorrer e eu teria que jogar mais água então assim eu consigo jogar menos água para eu ter

o pegamento da minha muda pessoal agora chegamos ao último passo que eu passo o número que é o de fazer a irrigação Então você vai jogar água no seus pezinhos de couve para ele começar o processo de enraíza mento olha só a quantidade de água que e u vou jogar lembra daquele buraquinho que eu falei pronto não precisa mais do que isso e eu acho que não tá chegando nenhum ele tá mais ou menos um meio litro olha só a água está infiltrando

porque o terreno tá bem danado aqui ela já ficou encostadinho aqui onde eu vou estar colocando mais água porque eu vou fazer esse irrigação duas vezes por dia colocando essa quantidade aí de meio litro de água vou fazer agora que é final zinho da tarde né vou fazer a primeira e amanhã cedo já vou fazer mais uma irrigação para elas passarem o dia todo porque aqui na minha região ainda é verão tá bem quente e a couve ela desidrata

rapidamente se você não manter essa irrigação ela já murchou bastante ó até o pegamento ela vai continuar manchando bastante as folhas então se você não fizer esse irrigação duas vezes por dia caso não chova obviamente a couve el a pode secar de vez e não dá tempo dela enrraizar ela tenta enrraizar mas ela acaba já secando devido ao vento e ao sol pessoal já se passaram dias desde o plantio aqui da nossa couve e eu quis mostrar

para vocês como que elas estão as couves elas dão uma sentida boa é depois do aí nos primeiros dias mas depois de um tempinho elas conseguem realizar e conseguem já se levantar e tá continuando aí o seu processo de crescimento então não se assustem se as suas mudinhas de couve ficarem é bem erradinho no começo porque ela sentem bastante O importante pessoal como eu já falei é não faltar irrigação manter o solo sempre úmido Olá

pessoal já voltamos já se passaram dias desde aquele dia que a gente plantou as nossas couves e elas estão lindas Pessoal hoje é o primeiro dia que a gente vai fazer a colheita dos nossos pés de couve e como a gente tratou deles muito bem a gente vai ter a colheita vou mostrar tudo para vocês esses aqui pessoal nosso primeiro pé de couve a gente vai começar a colheita retirando as folhas que já estão prontas para a

colheita vocês podem me perguntar porque que as vezes algumas folhinhas elas tem uns furinhos isso daqui pessoal acontece porque no começo quando pezinho tá pequenininho Às vezes alguma lagartin ha aí Aqui também a gente teve a presença de algumas formigas e ela faz um buraquinho na folha quando ela é pequenininha E aí é como se fosse uma cicatriz né quando ela tá pequena aquele buraquinho é pequenininha medida que ela vai

crescendo esse buraquinho vai expandindo e ele fica maiorzinho igual a esses daqui mas você pode consumir a folha normalmente Então essa daqui vai ser a minha primeira colheita desses pés de couve e agora eu vou levar elas para fazer uma deliciosa receita lá na minha casa eu gosto é muito de agradecer já audiência de vocês quero que vocês plantem couves assim bonitas na casa de vocês que com certeza se você seguir essas dicas que

a gente deu aqui você vai ter uma bela plantação de couve e no final mostro para ele seja depois de oito meses Olha só para vocês verem o tamanho e vai ficar os seus pés

COMO PLANTAR COUVE MANTEIGA ORGÂNICA NA SUA HORTA. TÉCNICA COMPLETA DO PLANTIO A COLHEITA (Ep36)

A couve manteiga é uma hortaliça que não pode faltar na sua horta orgânica. Ela é uma planta muito versátil, pode compor caldos, refogados, sucos detox e aquela bela farofa de feijão tropeiro. No entanto, para você plantar couve orgânica na sua horta se faz necessário seguir alguns procedimentos para ter sucesso na sua plantação. Entre eles podemos citar: preparo de solo, adubação orgânica de plantio, utilização de mudas ideais e manter uma irrigação adequada tendo terra úmida, porém não encharcada. Portanto, no vídeo de hoje vamos te ensinar todas essas técnicas para você obter sucesso no plantio de couve manteiga orgânica na sua horta urbana no fundo do quintal. Venha fazer parte do Plante e Cozinhe, se inscreva em nosso canal, deixe seu like e acompanhe nossas redes sociais. COMPRE OS PRODUTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO CANAL: Óleo de neem inseticida natural, frasco 100 ml: https://amzn.to/3PDoywG Óleo de neem inseticida natural, frasco grande de 1 litro: https://amzn.to/3yVfLAw Triturador de resíduos orgânicos 2 Hp: https://amzn.to/3ak5BPE Adubo de plantio 4 – 14 – 08 1 kg: https://amzn.to/3wDw5CY Húmus de minhoca 1 kg: https://amzn.to/39IoX0t Torta de mamona 1 kg: https://amzn.to/3wHXq7m Esterco de galinha 1 kg: https://amzn.to/3PDXqOo Farinha de ossos 500 g: https://amzn.to/3a74IJZ Fertilizante orgânico Yoorin: https://amzn.to/3yZ7GdY Inseticida natural biológico para lagartas: https://amzn.to/3PGRxja Calcário para corrigir o solo 3 kg: https://amzn.to/39OcQPm Terra vegetal 10 kg: https://amzn.to/38LThHs Mangueira de jardim com bico e engate: https://amzn.to/3lBggrk Indicação de vídeos: Inscreva-se: https://www.youtube.com/watch?v=dfZVa... Como preparar o solo da sua horta: https://youtu.be/HErRhqKc8f4 Como fazer compostagem sem gastar nada: https://youtu.be/exJEZOo3ECw Receita de feijão tropeiro vegano e tradicional: https://youtu.be/8fvGFQXz6BI Almoço apenas com hortaliças da horta: https://youtu.be/3_MXoSlFzyI Contato comercial: planteecozinhe@gmail.com Facebook: Plante e Cozinhe Instagram: @planteecozinhe Obrigado. Boa colheita!!! MOSTRAR MAIS

COMPLETA DO PLANTIO A COLHEITA (Ep36)