PLANTAS VERDES: Como plantar e cuidar de samambaia?

PLANTAS VERDES: Como plantar e cuidar de samambaia?

PLANTAS VERDES: Como plantar e cuidar de samambaia?



Olá Neste vídeo tão esperado a gente vai falar sobre como plantar Samambaia como cuidar no dia a dia e eu vou falar também sobre o replantio que é tão importante como a gente ama esta plantas antigamente na época das nossas avós elas estavam muito em alta depois de uma queda e agora ela está toda na moda veio aí muito em todos os lugares em casa a gente usa muito em jardins verticais em decorações então a gente quer sempre ter uma

linda Samambaia porque realmente ela estão assim na maioria delas volumosas trazem aquela sensação do verde para o ambiente onde que a gente está e recordações afetiva maravilhosa nós queremos as nossas Amambai as nossas sua boca Samambaias azuis de tão verdes não é nesse vídeo você vai ficar expert em Samambaia então anote tudo a gente vai aprendendo passo a passo a fazer o plantio e qual o vaso é melhor qual substrato é melhor como vocês

vão fazer a rega poda praga tudo direitinho até e caneta na mão a primeira coisa as espécies de Samambaias Será que você sabia deixa para mim nos comentários abaixo de chifre de o platycerium Olha o meu que lindo ele tá até aqui com duas Mudinha olha para vocês verem eu tenho uma muda aqui e outra muda bem aqui duas mudinhas será que você sabia que o plástico série muita gente tem que coleção de que são vári os é uma samambaia

porque não estou falando quais espécies de Samambaias tem porque nós vamos cuidar de todas as peças de Samambaia que eu estou falando aqui igual nós vamos ter os mesmos cuidados Então chifre-de-viado existe várias espécies deles são uma samambaia u e os a prêmios que estão bem meu Bass Player crespo tem um liso tem um outro que vai rodando assim novo no vaso não também uma samambaia e avenca avenca ta mbém é uma toma by não sei se

vocês conhecem nós temos essa danadinha aqui tem gente que que a vida fica linda tem gente que fala assim Anna pensa Mumbai a minha agenda morreu toda mas aí vocês vão aprender tudo da verifica hoje à venda nós temos essa verdinha tem dobradinha tem pintada de branco que é linda tem a venda rosa que ela é mais mais mas maior com a folha maior meio Rosada tem até avenca de metros são muito linda s bom e nós temos vários tipos de Samambaia

além da renda que Eu Plantei essas quatro mudas Essa é a renda-portuguesa é diferente da renda francesa que é menor ela fica mais cheia e Menorzinha mas cheia menor nós temos outras Samambaias essa aqui por exemplo é a Samambaia que a gente fala Paulistinha Nossa samambaia-de-metro essa aqui tá mais ou menos com dois metros e fina diferente da Chorona tem gente que fala samambaia-de -metro também eu falo chorona e aqui eu falo de metro

o Paulistinha a chorona a folha larga então é bem diferente a chorona dessas aqui as duas essa aqui também tá mais ou menos dois metros são Samambaias bem cumprida nós não temos aqueles que é maravilhosa eu tenho uma paixão pela Samambaia uma nós temos a baiana a rabo de peixe com uma holandesa é grande você tem que ter um super espaço a Samambaia Amazona ela é linda eu até coloquei no Jardim Vertical da minha irmã americana

Azul ela é diferente da samambaia Americana a Amazona que o pessoal tá confundindo são duas diferentes uma da outra nós temos Samambaia Jamaica temos a Samambaia de sol que é diferente de todas essas aqui quem realmente ela fica no solo As outras todas eu vou falar sobre a luz agora logo depois das espécies Então sou tantos tipos de Samambaia Americana passa no ba ile cana essa daqui é a tinta mais encontra em floricultura ela fica bem

pq Ah e não é comprida aí pessoal fala se Ana né sua mãe não cresce porque essa Mumbai americana que a gente chega na floricultura E tá lá porque que a gente tem que saber como já que agora a gente viu esse monte de espécie de Samambaia Estas são as eu mais gosto mas tem outras Samambaias tem muitas outras Samambaias muita gente tem que coleção como eu fale i para você para que saber a sobre a espécie como ela fica deixa eu explicar para

você as samambaias elas não gostam muito de serem tocadas elas são faz folhas muito fina Então você tem que deixar um passo para ela se eu planto uma Thomas Bahia chorona inocente que na floricultura vem assim a muda ou assim e de repente você foi na unha como a gente ó e vai crescendo crescendo porque essa daqui é a mesma dessa daqui é cho rona e parece diferente mas é a mesma você vai na floricultura como uma samambaia chorona e ela

vai crescendo crescendo e você não tem espaço para ela ela vai começar a esbarrar na parede ou no chão ou na partagem de pessoas é a hora desses brotinhos começarem encostar e sempre está queimado fica feio marrom ela nunca cresce porque esse brotinho você nunca pode ficar encostando a samambaia tem que ficar livre olha como que eu coloco aqui em casa no Teté e ela fica aqui sempre livre tem uma área para ela então se você tem olha

primeiro espaço que você tem do seu espaço é pequeno nós temos as abelhas que eu com pouco espaço nós temos por exemplo a soma a havaiana que eu vou dar dica para você ter linda Samambaias Havaianas que pode ser em cima de uma mesa de tão pequenininha que é e tenha nos Samambaias holandesas que por exemplo elas ficam larg as mais largas do que essas aqui que ficam Compridas não vai escola nesse com água e não fica comprida Então tem que

tomar baias de todo jeito que ficam pequenas que ficam largas e que ficam comprida para que vocês tenham Espaço Livre Para ela não só na altura como na largura e como na passagem a vida nunca deixe na passagem de ninguém ela não gosta que fique esbarrando porque a folhagem é muito fina muito delicada e fica liso ba rrando queima essas folhinhas novinhos né então ela não vai gostar de jeito nenhum nós conhecemos hoje algumas isso Eu

gosto bastante de Samambaia nós vamos para a luz e os fatores mais importantes de uma planta é o ambiente luz ventilação na casa da minha mãe ela tem na varanda samambaia e ela fez na fazenda duas dois lados e colocou esses Ganchos quando ela fez a mais ou menos aí anos atrás ela ama ela falou que er a os dois lados cheio de toma by foi muito bem a princípio depois de um lado onde não venta é só um lugar arejado mas tem corrente de

benção na baia odeia corrente de vento não gosto de ver tu também planta nenhuma gosta um cara passado e esse lugar onde não tinha corrente de vento e cava linda Samambaia Já o outro lado que ela é muito alto tem aquela corrente de Vento as samambaias e nunca ficaram bonitas instalar os danç as com outras plantas mas não é Samambaia porque realmente são a Maia não tolera muito vento são muito sensíveis A bem a muito muito muita

ventilação on e a Lu a Samambaia ama claridade aqui eu gosto muito de colocar elas essa distância de , desde gidro então tem uma claridade sem sol direto samambaia não gosta de lugar muito quente lugar fresco mas claridade sem sol Direto você vai saber logo logo e a luz d a pouca porque Samambaia começa a não ficar aqui Vistosa comenta ficar pequenininha não cresce Ela não fica Viçosa bonita desse jeito porque está faltando

luz e se você colocar em Luz demais ela começa a amarelar e também não fica bonita no instante você vai ajeitar aí a luz da sua Samambaia ambiente OK agora nós vamos falar sobre como vocês vão fazer um E aí rodando as outras diga para plantar você escolheram eu gost o antigamente tinha um sua mamãe isso que hoje está proibido que a gente tirava o Xaxim que era excelente conservar a umidade que eu vou falar pra vocês Samambaia

ama água ela é uma planta beberrona que nem eu falei no vídeo distante filme que é outro e ama água daí quando acabou o shortinho comecei a plantar nesses vasos de coco isso esse vaso de coco para mim eu sou a ponho dentro como estética porque eu acho el es lindos mas eu vou falar para você não dá muito seco Não Planto nada deles não fica bonito só faço assim Para efeito de estética o que dá muito certo são as cuias ou vaso

de plástico Eu Gosto muito dos vasos de plástico para Samambaia porque os vasos de plásticos ou manter a umidade já que elas gostam muito de água se você planta uma sala no bairro vaso de barro o vaso de barro vai puxar umidade ela vai estar sempre seca Então ela não vai gostar aí você vai ter que ligar ainda mais que olha que tu não vai acreditar em julgar muita água vai te dar o Tom tá dando muito certo aí Alguns anos eu

consigo a Samambaia depois que o short foi embora em cuia e se o seu chatinho se você ainda tem daqueles antigos olha se não tá ácido que às vezes Samambaia vai ficando feia porque a hora do replantio a gente vai falar daqui a pouco peg ou a cuia você pegou lá só Mudinha em que substrato já escolhemos o vaso em qual substrato que é legal você plantar samambaia é e para você adquirir mudas de Samambaia diferentes você geralmente tem

que fazer encomenda então lá na floricultura que eu trabalhei anos lá no Pomar floricultura que hoje trabalha minhas duas irmãs elas aceitam encomenda trazem da Holambra em todas floriculturas do Brasil interesse tem acei ta encomenda aí você pode ai eu quero aí uma samambaia turma por exemplo traz para mim no dia que chegar caminhão que geralmente chega uma vez por semana é igual verdura Então você cumpra por encomenda

para floricultura perto de vocês não Garden tudo bem porque quando a gente chega em floricultura geralmente têm a Samambaia americana as outras geralmente é por encomenda e é bem tranquilo você encomenda espécie de Samambaia que você quer e faz o plantio para você comprar você encontra em muda de saquinho essa aqui Amazonas essa aqui é a a chorona Por exemplo essa que avenca você encontra em vaso cuia vaso maior não é necessário

já plantar de imediato Quando tu vai vim só quando crescer tá essa aqui já é bom plantar no Case no passar para o vaso Você tá no saquinho Qual o substrato que é legal olha para Samambaia um substrato é específico substrato adubação poda tudo específico para São vai porque elas são epífitas assim como as Bromélias são e pisos as orquídeas é um substrato eu vou fazer o meu mas se você não tiver e substrato em casa eu vou te falar o

quê que ela gosta de um substrato comercial aí ou terra vegetal misturado na mesma proporção de um pó de fibra de coco e algo alguma matéria e por exemplo um Mogi minhoca esterco de gado lembro das nossas da boas que colocava a terra boa com esterco de gado e elas iam muito bem sim então agora no meu o que que eu vou usar eu estou usando um substrato da Terra ao que está escrito substrato para plantio substrato para plantio vou

usar um texto dele vou usar um texto de um de minhoca e vou usar um texto de vermiculita aqui a vermiculita é esse Douradinho um texto de cada toda mistura tem que ser homogêne a misture bastante para que fique igualzinho esse substrato porque Ana que você usou bem rico Lita porque a rua vermiculita segura a água no substrato O que é Samambaia quando ela está faltando água água e ficou lá inventadas elas sentem muito

quando hoje a gente não tem muito tempo eu gosto de Por vermiculita que segura muito aí o substrato se você não tiver você pode fazer como eu falei fazer aquela mistura de pó d e fibra de coco folha seca moída esterco de gado uma terra vegetal boa Samambaia gosta de sombra e água fresca tem que ter um substrato poroso drenante rico em matéria orgânica e que retém um pouco de água sem apodrecer as raízes o substrato não pode ser

da planta nenhuma aquele substrato terra vegetal pura eu não usei a vegetal puro e nada porque compacta como que as raízes as raízes não é que alimenta a plan ta toda Então até substrato é que ficou todo grudado vira um tijolo ali dentro com o tempo como que vai as raízes vai absorver água e nutrientes ali ela não consegue nem né não consegue e nós vamos depois de fazer essa aqui essa mistura para plantar uma muda

de Samambaia é a mesma para o replantio você vai colocar aqui ó E olha como que a gente vê o substrato que a planta gosta pelo que ela vem do Produtor um substrato fibroso tá vendo substrato bem fibroso então nós vamos colocar aqui a muda da nossa Samambaia nós não vamos apertar demais porque as raízes não tenham dificuldade de enraíza mento mas não deixar também Bambu as plantas não gostam de ficar

Bamba esses bandidinhos ajuda muito depois que você a plantar em nós vamos começar com sistema nosso de adubação que o alimento da planta primeiro a regra toda vez que vocês forem fazer um plantio ou replantio é muita água para que tudo aqui se acomode a muda com as raízes e e o substrato feito água pura nós vamos já fazer adubação eu uso poderoso adubo que é um um adulto completo com todos os nutrientes como dessa

foto que as plantas precisam para se desenvolver o poderoso adubo além de adubo ele é enraizador aí vocês vão falar assim ah não onde eu encontro poderosa do bonde que eu encontro esse substrato da Terra ao vermiculita é tudo no site do Pomar que eu vou deixar aqui na descrição do vídeo o link OK nas floriculturas mais perto de você também tem e esses produtos tá Garden não sei onde que vocês estão em qual região mas no site

também hoje tá tão tranquilo agora nós acabamos de plantar com que a gente vai fazer nós vamos colocar ela no lugar defini tivo nós vamos colocar no lugar de claridade como a gente falou e como que vai ser a regra manter ela sempre levemente úmida sem encharcar irrigação sempre na parte da manhã se for ligar à tarde mais ou menos horas para que a gente não irriga a noite para planta não dormi muito molhada porque vem nida

e problemas com fungos Samambaias amam água vocês podem mesmo molhar as folhas amo água e a gente tem mu ito para dar uma tranquilizada a regra de emergência Olha como eu faço coloco aqui no tanque e ela você é uma meia hora ela fica mesmo o substrato todo com água e você tem que passar mais as regras Quando você vai viajar é bom você fazer essa regra de emergência quando ela está muito seca quando tá muito quente e

te dá aí uma folguinha na pega das Samambaias adulta e agora tem um bem ser tão ato não vai havaia na aquela pequenininha não Regue ela por cima ela não gosta de Olha que dica legal ela não gosta de água nas folhinhas ela tem um toda até eu vou te pedir um like porque ajuda muito esses dias que canal Ana Paula lindo crescer e a Samambaia havaiana tem outra coisa quando ela vai dando mudinhas nos vasinhos no vaso muita muda

ela começa a ficar feia tiras mudinhas pode tirar replantar atribui a ele com os amigos eles vão amar e ela fica com muitas mudas realmente a minha Havaiana não fica bonita a poda de Samambaia Samambaia você pode podar as folhas que estão feia eu trouxe aqui uma samambaia americana para você ver essa Samambaia Americana a folha está feia que que você vai fazer você Vai podar lá no fundo hente ao caule lá no fundo não deixa

a pouco tá então a gente sempre faz durante o ano todo essa poda de limpeza da samambaia para que ela sempre fique bonita sem deixar todas não vamos chegar aqui e aqui tá feio eu vou cortar aqui não vai lá na terra lá substrato e e toda lá em diagonal porque se você deixar eu toco a planta ainda está alimentando esse toco então saímos TV e com você está atrasando aí vim brotações novas traga o lagarta chata que é essa

que aparece na Samambaia de olho que é de um dia para noite você vê cocozinho no chão pretinho assim umas bolinhas você tem duas opções ou você coloca luvas e faço catação manual ela fica sempre atrás verdinhos é tem que colocar óculos ou lupa e quer fazer catação manual ou usar um produto que é biológico o dinitel que é excelente eu gosto de ter sempre em casa porque se aparecer lagarta em alguma planta a gente já usa desejo

isso para que a gente não tenha problema agora nós vamos ver como que a gente faz mudas das nossas samambaia é e as plantas as mudas geralmente a gente faz através das Flores depois das Flores lentamente as samambaias são uma das plantas mais antigas há milhões de anos que tem e elas não dão flores são um dos únicos as uma das únicas famílias que não têm flores são as samambaias e os Pinheiros a Samambaia sem esporos que são

essas pontinhos pretos que aparecem atrás delas es ses pontinhos pretos aparecem atrás do chifre de também o meu não tá velho então provavelmente não vai ter aqui atrás aparece é uma pinta uma mancha marrom pessoal pensa Até que a doença mas não é esses esporos é uma forma de fazer mudas de Samambaias mas é muito difícil qual maneira que é usada divisão de touceira para todas dela o título de que vocês viram que eu tenho duas

então tem que estar grande para retira r é a muda e as outras Samambaias a gente vai fazer divisão de touceira como que a gente fala quando a gente vai fazer o replantio com substrato que eu usei tudo a mesma maneira você pode pegar sua samambaia e dividindo-os ou em quatro ou em várias porque aqui olha aqui para vocês ver elas dão muitas mudas Essa parte é uma muda de Samambaia então quantas mudas dá para fazer de uma cuia mas

não necessariamente vocês tem que fazer esse monte porque senão vai ficar muito fala suas Samambaias você pode dividir ela em duas ou em quatro eu fazer muitas muitas folhas aí vocês que vão decidir tá e se você quiser por exemplo Deixar ela uma fui a maior inteira pode também nunca Retiro substrato que ela está deixa ali substrato que ela está só Acrescente mais substrato é é essa daqui essa renda eu ganhei esses quatro toquinhos

dessa forma eu plantei tem mais ou menos um mês com vamos ver se já tá enraizando eu eu ganhei olha aqui e olha aqui é a renda-portuguesa ela é lá enraíza muito fácil Olha aqui para você ver eu ganhei olha quanto que ela já está bonita dessa maneira coloquei nesse substrato que Eu Plantei hoje e coloquei aqui cm no substrato mantém levemente úmida e muita claridade olha como que ela já estão todas bonitas Olha que

essa plantação nova já está aqui até brotando quando eu ganhei nem folha tinha a e agora nós vamos falar do replantio o replantio você pode fazer em qualquer época do ano Samambaias não sentem Má quando vocês forem fazer replantio ou plantio de Mudinha diminuam a regra não é uma regra como eu falei que você sempre vão manter com muita água claro que muita água sem encharcamento porque as plantas que são bebês como essas que
estão pequenas assim sempre a gente coloca menos água agora Se vocês fizerem um replantio e conservar a planta já grande aí vocês podem fazer a regra como eu ensinei é sempre tá ali mantendo-o úmido mas o úmido tem encharcamento as raízes em a as raízes apodrece Tá combinado gostaria de te convidar para se inscrever aqui no meu canal ativar o Sininho assim que eu colocar vídeo novo você vai ser avisado e também se você f icar

com alguma dúvida deixe aqui nos comentários abaixo agora se tem mais dias que eu postei esse vídeo deixe sua dúvida lá meu Instagram porque lá eu converso com vocês todos os dias lá no Direct Ok sobre adubação se você quiser me acompanhar eu faço na prática toda semana lá nos Stories nos Stories do meu Instagram dia de quinta eu faço adubação de plantas em geral todas as plantas dia de sábado dia de sábado eu faço aduba ção de

todas as plantas em geral e dia de quinta-feira eu faço do bastão das minhas Orquídeas então Me acompanhe lá no Instagram E compartilhe esse vídeo porque você compartilhando a gente leva mais conteúdo legal aqui da internet para outras pessoas um beijo e até o próximo vídeo

PLANTAS VERDES: Como plantar e cuidar de samambaia?

As samambaias voltaram com tudo para enfeitarem os nossos lares. Neste vídeo falei sobre as diferentes espécies, como cuidar e como evitar e combater as principais pragas e doenças que acometem as samambaias. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 📝 Tenha em mãos papel e caneta para as anotações. 🌺🌹🌵🌻🍀💐🌿🎍🌷🌼​ 🔔 Se inscreva no canal e ative as notificações 🌼 fique por dentro de todos os meus vídeos, conteúdos e compartilhe, vamos plantar essa ideia. 🌱 🎬 Vídeos Novos: Quarta, Sexta e Domingo! 🎬. 🌺🌹🌵🌻🍀💐🌿🎍🌷🌼​ ✨ Instagram: @ana.paula.lino Para saber mais sobre plantas adquira meu livro Verdes e Floridas no site: https://taxoasil.commercesuite.com.br/ PRODUTOS POMAR FLORICULTURA: https://www.pomarfloricultura.com.br?... CUPOM DE DESCONTO: ANA10 WHATSAPP DE VENDAS POMAR FLORICULTURA: https://api.whatsapp.com/send?phone=5... PRODUTOS TERRAL: www.terraljardinagem.com.br CUPOM DE DESCONTO: ANA10 MINHA HISTÓRIA: Quem é ANA PAULA LINO?- https://youtu.be/U7EuTW-xjdI PLANTAS VERDES: Como cuidar e fazer o Lírio-da-paz dar flor- https://youtu.be/AweKO3i8hSc PLANTAS VERDES: Onde cultivar Jiboia?- https://youtu.be/Gt6LCVYvoJ8 JARDIM VERTICAL: Como fazer um Jardim Vertical?- https://youtu.be/FbXg-TUpzo0 💚 Dúvidas, dicas e elogios escreva nos comentários. 💚 MOSTRAR MAIS

Postar um comentário

0 Comentários